Páginas

Translate

Uma bailarina de presente


Imagem do Google
            Em abril de 2013, os brasilienses apaixonados por balé vão ganhar um presente. A bailarina Ana Botafogo vai dividir o palco com as alunas da academia Norma Lilia, que apresentaram neste fim de semana, no Teatro Nacional, o espetáculo O Mundo de Barbie.
O anúncio foi feito antes do segundo ato pela própria Norma Lilia e, quem estava na plateia  aplaudiu a notícia. Imagino a alegria da mãe que encontrei no domingo, primeira da fila, ansiosa para ver a filha adolescente dançar. Encontrou em mim a confiança para desabafar:
- Ela só tem 16 anos! Está se formando agora e vai se aperfeiçoar em Londres. A família toda, 12 pessoas, veio de Goiânia para vê-la dançar. Fazer o quê? Desde os seis anos que ela faz o coque sozinha... Ela ama dançar! Quer dançar pra sempre!
Só quem colocou sapatilhas nos pés tem a exata noção de como é difícil se tornar uma bailarina clássica. É força, equilíbrio, talento e um desafio constante. A perfeição não existe no balé. Sempre é possível melhorar.
Aquela leveza e o sorriso para o público aparentam uma facilidade que não é real. São necessários anos de repetição para moldar o corpo. É preciso forças nas musculaturas das pernas, dobrar os pés em arco, tornar costas e braços fortes para assegurar saltos e giros. Com o tempo até a tontura é domada.   
Ana Botafogo é um desses exemplos. Com pouca flexibilidade quando criança, ela precisou insistir. Com seu carisma e talento conseguiu sucesso, reconhecimento internacional e a simpatia do povo brasileiro. Até sambar nas sapatilhas, ela já ousou. É a união perfeita do talento com a sensibilidade. O resultado é a delicadeza da bailarina no palco.
Para Norma Lilia, que teve formação no Theatro Municipal do Rio e no Bolshoi de Moscou, não poderia ser melhor o presente para o cinquentenário da sua academia, a mais tradicional em Brasília. 



4 comentários:

  1. Olá, Rovênia.

    Balé tem encantos. Bailarinos apresentando em harmonia e delicadeza suas coreografias são anjos brincando de borboletear na face da terra, um pouso aqui, outro acolá e estão floridos os olhos de quem os apreciam...

    Doce semana para você!

    ResponderExcluir
  2. Rovênia, que postagem linda. Você descreveu tudo isso com conhecimento de causa.
    Não dá para perder essa apresentação. Se for pai ou mãe da bailarina adolescente então... Dançar com a Ana Botafogo.
    É muito bom, não é?
    Um abração
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Oi Rovênia
    As mães sempre se realizam nos filhos em algumas coisas que não conseguiram mas que desejariam,
    A Botafogo é um luxo.
    Bom vê-la no vídeo.
    meu abraço

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!
    Essas histórias me fazem confirmar que a vida é feita de desafios e nós devemos encará-los com todas as forças que pudemos!

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!