Páginas

Translate

Pensamento não dito


"A resignação é um suicídio cotidiano." 
(Balzac)

Ilustração de Luiza Albertini
 
A luz da lua espantava a noite, havia um sapo por ali. Alguém viu. Os casais brindavam o novo ano, libertando a mente. Até que a moça de olhos verdes, sentada, fala sem pressa, a mais consciente por goles a menos, disse o impensável:

- Pois eu me considero uma pessoa normal.

Os demais libertos riram, num coral de desacordo.

O que é exatamente ser uma pessoa normal? Quem é normal perto de você? Aqueles que se portam conforme as regras? Ou são esses os mais anormais? Normais seriam os que deixam explodir seus pensamentos, suas críticas, suas verdades e danem-se as regras, as convenções?

O que se passou naquele instante na mente daquela mulher de olhos verdes? Teria concluído a anormalidade dos demais?  Não riu, não disse mais nada. Guardou para si o pensamento. Resignou-se. 


4 comentários:

  1. Não deveria, mas quantas circunstâncias nos trazem esse silêncio da moça de olhos verdes...
    É uma boa reflexão, um convite eu diria à não-resignação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo texto, Rovênia, além da ilustração perfeita.

    "...de perto ninguém é normal" (Caetano)

    Vi um gole de esperança na cor dos olhos da mulher que se considerou normal.

    ResponderExcluir
  3. Rovênia, a moça de olhos verdes teria toda a condição de se impor perante os outros, contudo ela achou que ia dar "Pérola aos porcos".
    Não compensava falar. Infelizmente a falta de manifestação gera um consentimento (quem cala consente) que pode ser importante para ajudar ou prejudicar. Precisamos amadurecer para sair de cima do muro.
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. É difícil definir normalidade, não?
    Mas normal é, em geral, aquilo que se encaixa em padrões. Falando-se em padrões eu não poderia deixar de carregar a palavra impostos. São padrões impostos que definem a normalidade...
    Um exemplo da obra literária clássica brasileira é O Alienista. Um médico que constrói uma casa para loucos. Mas há um certo equívoco nas internações. A definição de louco é "fora do normal". É um livro excelente.

    Muito bom ler seus escritos.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!