Páginas

Translate

Bastar a si mesmo

Já se sentiu mal por gostar de isolar-se ou não ter um milhão de amigos reais ou virtuais? Aprecia a solidão para ficar consigo mesmo, uma pausa nessa sociedade maluca e apressada para ler, pensar, curtir o nada? Quantas vezes não nos sentimos os antissociais? Tudo bem, não se aflija. Você é normalíssimo, segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, um defensor do bastar a si mesmo. 
Oscullum/Tumblr

" A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro, a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quanto dano e até mesmo quanto perigo toda convivência social traz consigo. Tout notre mal vient de ne pouvoir être seuls (Todo o nosso mal provém de não podermos estar a sós), diz La Bruyère. A sociabilidade é uma das inclinações mais perigosas e perversas, pois nos põe em contato com seres cuja maioria é moralmente ruim e intelectualmente obtusa ou invertida. O insociável é alguém que não precisa deles. Desse modo, ter em si mesmo o bastante para não precisar da sociedade já é uma grande felicidade, porque quase todo sofrimento provém justamente da sociedade, e a tranquilidade espiritual, que, depois da saúde, constitui o elemento mais essencial de nossa felicidade, é ameaçada por ela e, portanto, não pode subsistir sem uma dose significativa de solidão." 

Então não se culpe pelos momentos de solidão. Essa pausa é necessária para a felicidade!

5 comentários:

  1. Esses momentos são necessários para fazermos as pazes conosco mesmo, para ter paz, para criar, e mais uma infinidade de coisas... Eu respeito muito estes meus momentos! Graaande Schopenhauer ;)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Que bom há uma boa filosofia para defender os mais isolados!
    Acho que a dose certa de solidão é mesmo necessária para a felicidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."
    Fernando Pessoa

    Tá vendo???
    Somos livres até para ficarmos a sós conosco, eu e eu mesma rsss
    Beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Rovênia!

    Tu és uma profetisa, desculpe a pretensão, mas essa mensagem foi escrita pra minha cabeça nesses dias.

    Ótima noite para você!

    ResponderExcluir
  5. Poor loser Schopenhauer, toda sua filosofaux se baseaux na mãe irriquieta, quase adolescente, décadas mais nova que papai, o tipo de relacionamento que determina cedinho nossa visão de mundo que depois deitamos falação racionalizante sobre, vozão encorpado, explicadores que somos.

    "Felicidade" também é um conceito que precisa de duas noites de muita vodka e uísque pra esgotar, como assim afinal? Minha bizavó era sapato e feliz e não sabia. Sou solitário há mais de meio século e nem por isso solto fogos ao acorda de manhãzinha antes da alvorada.

    Okay, excesso de ironia, chato como todos os excessos. Mas se não disser o que penso depois fico pensando, essa circularidade que me moe os neurônios, será qu'um dia o google vai descobrir como sermos felizes numa só postagem? Tem um pernilongo rondando minha barriga, não posso permitir, essas coisas que não podemos permitir, esses verbinhos que nos ensinam a usar para sobreviver, 19:34 e ainda não descobri por que fui me levantar da cama hoje cedo, vou encerrar mas não cum reticências e detesto ponto final

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!