Páginas

Translate

Tique-taque sem pressa


Arquivo pessoal: Madri/fevereiro 2014
Pare e pense se não vivemos demais no automático. Automatizamos a nós mesmos, o que nos torna insensíveis parte considerável do tempo! Nesse processo mecânico, deixamos de perceber que respiramos, andamos e deixamos, apressadamente, de observar importâncias. 

Li, por aí, que "a repetição cria expectativas inconscientes e que estas só se tornam conscientes a partir do momento em que algo sai errado. Assim, não percebemos as batidas do relógio, mas notaremos o silêncio, se o relógio parar".

Na "calle" histórica, o tique-taque só é percebido por quem desacelera o passo e exclui o burburinho da rua. É um tique-taque sem pressa, que acalma, que encanta e paralisa. Minutinhos preciosos que deixei ali num cantinho do tempo. Nunca pensei que me apaixonaria por um velho e conhecido tique e por um taque, por um tique e por um taque ... numa alternância desapressada. 

  

E o livro vai para...

Margoh! Embora não tenha acertado o que li, valeram o esforço e a dica de leitura da Clarice Lispector. Mas, não sei por que inventei esse desafio que me fez sentir pisando em ovos. Diverti-me com as respostas de muitos de vocês, todas com as suas lógicas e, nisso, só há acerto.


Internet
Quanto ao que li ao vento ... foi um texto de Karl Popper sobre a eterna busca do homem pelo conhecimento. Acreditem, precisei levar uma pasta com leituras obrigatórias para o semestre que começa em março. Infelizmente, vou estar bem enrolada e afastada um pouco daqui. 

Vamos à questão filosófica do ovo e da galinha. Segundo Popper, o problema que vem em primeiro lugar se a hipótese (H) ou a observação (O) é o mesmo com relação se a galinha (G) ou o ovo (O). A resposta adequada à primeira pergunta é "uma hipótese anterior"; a resposta apropriada à segunda é "um ovo anterior". 

É uma questão um tanto complicada para que reflitamos sobre o quão difícil é chegar à verdade. Segundo Popper, toda observação envolve o reconhecimento do que é semelhante e do que não o é. O homem refuta o que não pode observar, provar. 


Isso quer dizer que qualquer hipótese (ovo) que adotemos será sempre precedida de observações. Vamos acreditar que do ovo nascerá a galinha porque sempre foi a regularidade observada por nós. Mas quem garante que sempre foi assim ou sempre será assim? 

Copio aqui a citação escolhida pela Margoh, da Clarice Lispector: " O ovo por enquanto será sempre revolucionário". Estamos sempre buscando a verdade, embora nunca possamos ter a certeza de tê-la encontrada. Sempre haverá o ovo anterior. Fico imaginando a fonte de inspiração da Clarice...

Entre tantos exemplos desse ovo revolucionário, Popper diz que podemos ficar com o clássico do tempo de Aristóteles e de Pítias de Massália - o grande viajante que ganhou reputação de mentiroso devido à sua descrição de Tule, com o mar gelado e o "sol da meia-noite". 

* Quem quiser comprar o livro diretamente comigo é só pedir. Custa R$ 25,00, incluindo o frete. 


O ovo ou a galinha?

Pinterest
Voltei! Peço desculpas por não ter feito visitinhas surpresas. Tive problemas de conexão por onde passei e naveguei pouquíssimo na internet. Depois vou postando por aqui algumas novidades que colhi. Mas queria fazer um desafio para o fim de semana. 

Quem responder mais próximo ao que li no vento de volta para casa, ganhará o meu livro infantil O caderno da Menininha. O livro tem sido bem avaliado, ganhado de três a cinco estrelas, e o preço, após lançamento, baixou bastante. Então, vamos ao desafio?



Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? 

Dica: a resposta é tão filosófica quanto a pergunta! 








Cores verdadeiras!

Ouvi hoje uma gargalhada tão gostosa. Uma gargalhada de uma menina ao ler uma das aventuras de uma outra menininha que anotava a infância num caderno para um dia contá-la.  A história que provocou o riso era sobre uma pescaria de muita sorte.
Arquivo pessoal 


Queridos amigos e leitores, o lançamento do livro O caderno da Menininha foi um momento muito especial. Crianças gostam de ouvir histórias. Só temos de inventar esses momentos de cores na nossa vida. Depois mostro fotos, mas aproveito para agradecer o carinho de todos que enviaram mensagem. 


Agora estou na correria para não perder a carona do vento. Saio de férias, mas volto dia 20. É um sopro rápido e, como sempre, farei visitinhas surpresas!