Páginas

Translate

A coragem dos operários americanos


Dá frio na barriga só de olhar! Esta fotografia emblemática aí em cima completou 80 anos este mês. Creditada a Charles Ebbets, mostra 11 operários no topo dos 69 andares do Rockefeller Center (GE Building), em construção em Nova York.

A foto Almoço no topo de um arranha-céu  foi publicada, pela primeira vez, no New York Herald Tribune em 2 de outubro de 1932. Chama atenção pelo claro perigo enfrentado pelos trabalhadores e pela polêmica criada desde então: trata-se ou não de uma montagem?

Bom, antes de responder, lembro da visita que fiz ao topo do Empire Center ano passado. Naquela cansativa fila atrás de turistas, que como eu tentavam chegar até lá, passamos por fotografias ampliadas nas paredes que retratavam a construção do edifício.

- Olha só o risco que esses operários corriam!

Ignorei a observação do meu marido:

- Imagina! Isso é uma montagem!

Como eu sou distraída, perdida no tempo, não? Esse diálogo curto teria se perdido na minha memória se eu não tivesse esbarrado com essa fotografia semana passada, amplamente divulgada na imprensa. Lembrei então de um livro que o meu marido comprou na lojinha do Empire Center, impressionado com a história da construção do prédio. Até então eu não tinha sequer o folheado. Custou apenas  14,95 dólares e traz imagens incríveis de Lewis Hine’s, considerado o fotógrafo que inaugurou a arte no fotojornalismo.

O livro é uma pequena preciosidade. Mostra a coragem de operários – a maioria imigrantes que precisavam trabalhar durante a Grande Depressão -  que não temiam a altura e se orgulhavam de participar da construção daquele que seria o maior edifício dos Estados Unidos e do mundo de então.   

Quem já subiu no Empire Center, sabe o quanto lá em cima venta... Uma ameaça a mais para esses "skywalkers", como eram chamados.


Tirei do livro, que havia ignorado, algumas informações:

* O Empire Center foi construído em um ano e 45 dias!

* Até 3 mil homens chegaram a trabalhar nele ao mesmo tempo.

* Não havia leis em 1930 que obrigassem o uso de equipamentos de segurança. Os trabalhadores que costumavam vestir macacão jeans não usavam nada para se proteger, nem capacete.

* Durante a Grande Depressão, um terço dos americanos viviam abaixo da linha de pobreza. Os trabalhadores do Empire State Building recebiam 15 dólares por dia, um excelente salário durante aqueles tempos difíceis!

* Apesar dos perigos óbvios e da não utilização de equipamentos de segurança, foi registrada a morte de apenas seis homens durante a construção do edifício.Difícil de acreditar!

* Índios Caughnawaga foram empregados como “ironworkers” porque tinham a fama de não terem vertigem de altura. 


Bom, chegou a hora da resposta sobre a polêmica foto de Charles Ebbets. A foto postada acima não foi montagem, segundo o historiador Ken Johnston, que analisou o negativo original guardado num arquivo subterrâneo chamado Iron Mountain, na Pensilvânia, EUA. 

Segundo Ken, que é chefe da Cobis Images - empresa que detém os direitos sobre a foto - ,não foi o registro natural de um fato, mas uma peça promocional para ser uma bela foto! Ou seja, embora o cenário e os modelos fossem verdadeiros, o momento foi produzido para promover o Rockfeller Center. 

Uma armação que não é mais permitida no jornalismo fotográfico nos dias de hoje. 
 Admirem algumas das fotos de Hine’s... que não foram uma montagem estética!



Coragem demasiada em pedir isso aos operários, não? Dá um frio maior ainda... Na própria alma!









2 comentários:

  1. Boa tarde, Rovênia!

    Interessante, além da presença de espírito do fotógrafo de ter eternizado o momento em que homens imitam os pássaros, mesmo sem asas, achei tua explicação muito envolvente.

    Respeito abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rovênia! Fantástica essa sua postagem! Conheço essa foto e sempre tive essa dúvida.
    Seu texto está primoroso, gostoso de ler e matou muitas curiosidades. Parabéns!

    Beijo e carinho daqui.
    Tais

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!