Páginas

Translate

De corpo e alma


Levei dois livros na bagagem. Consegui ler um que há tempo estava namorando. O autor é Autran Dourado, um conterrâneo, membro da Academia Brasileira de Letras e que morreu no ano passado. Nunca havia lido nada dele e encantei-me com Ópera dos Mortos. O romance é de 1967 e está incluído na seleção de obras representativas da literatura universal elaborada pela Unesco.

 Apesar da edição malcuidada, com deslizes na ortografia, a obra traz trechos que justificam as premiações do escritor mineiro. A personagem Rosalina faz o leitor refletir sobre as relações humanas, o amor que só é completo quando une corpo e alma. Que adianta ter o corpo, se a alma nunca é entregue? 

Tenho a mania, ao ler um livro, de ir marcando trechos que acho bacanas, bem escritos. Um exemplo:

"(...) a gente carece de ouvir voz humana, pra sair das sombras. Um homem não é só um lago de silêncio, necessita de ouvir a música da fala humana. Se a gente não cuida muito do que dizem as palavras, se não cheira o seu sumo, ouve apenas, a fala humana é rude e bárbara, cheia de ruídos estranhos, de altos e baixos. Atente agora não só com os ouvidos bem abertos, ouça com o corpo, com a barriga se possível, com o coração, e veja, ouça a doce modulação do canto. Só o canto, a música."

3 comentários:

  1. Bom dia, Rovênia. Autran é imperdível. Se você se interessa por discussões poéticas, leia uma garranchada que acabei de subir ao meu glob, digo, blog: http://wilvaccari.blogspot.com.br/2013/02/february-11.html

    ResponderExcluir
  2. Quando as palavras alcançam nossa sensibilidade é como se bailássemos com elas, corpo a corpo, colados, ambos envoltos na mesma música...

    Que bom tê-la de volta.

    Ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rovênia
    Uma ótima dica, ainda não li nada dele, apenas algumas citações como esta que gostei e compartilho:
    "O tempo seria só a noite e o sol, as duas metades impossíveis de parar."
    Tomara né porque sem essas duas majestades como viveríamos?
    um abraço grande Rovênia _ também gosto muito de vir te ver , um prazer enorme !!
    beijinhos

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!