Páginas

Translate

Voo sublime

Foto de Breno Fortes
Três pontes cortam o Lago Paranoá, esse lindo espelho artificial construído pelos candangos e que emoldura o Plano Piloto de Lucio Costa. A primeira a ser construída e a mais simples é a Ponte das Garças. É  funcional, uma reta sobre o lago, sem a arte dos singelos pilares de Niemeyer na ponte que leva o nome do presidente do AI-5 (Costa e Silva) e sem os arcos monumentais da JK, o mais novo cartão-postal de Brasília. 
Mas a ponte mais humilde, construída para ligar a Asa Sul do Plano Piloto ao Lago Sul, o mais nobre setor habitacional da capital, é a Ponte das Garças. Recebeu esse nome porque essas aves eram comuns no Lago Paranoá.  Mas começaram a sumir e de nos presentear com a graça dos seus voos. 
Em 2003 fiz uma reportagem sobre o assunto e um biólogo especialista em pássaros confirmou o sumiço e alertou sobre a necessidade de pesquisas para descobrir se houve mudanças ambientais e alteração da rota migratória. 
Enfim... mas ontem vi um voo sublime registrado pela câmera de Breno Fortes, um fotógrafo talentoso com o qual já tive o prazer de trabalhar. Admirem, porque a imagem é de uma beleza ímpar!

Um ótimo fim de semana!


8 comentários:

  1. Que exuberância de foto!
    Vou lá conferir a tua reportagem.
    Bj bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Vou morar aqui...

    Parabéns ao fotógrafo. parabéns pelo seu jeito lindo de escrever ...parabéns pra nós brasileiros, ricos e exuberantes (esta ave não me deixa mentir...rs)

    um lindo findi.


    beijao

    ResponderExcluir
  3. amei a foto mt linda!!!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola, florzinha!

    Vim aqui avisar a todas as amigas que me acompanham e me seguem que eu mudei o endereço do blog como havia explicado atraves da postagem que fiz, entao, hoje estou aqui pra deixar um beijinho pra ti e tbm deixar o endereço http://invencionicesdacris.blogspot.com.br/

    Fique com Deus!

    Bjinhos!

    Cristine.

    ResponderExcluir
  5. Linda imagem! presente que a natureza ainda nos proporciona e grande sensibilidade do fotógrafo.
    Obrigada pelo presente compartilhado.
    beijos
    e um ótimo final de semana.
    Joelma

    ResponderExcluir
  6. Que bela imagem!! Perfeita a foto..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  7. Agora, quando passar sobre a ponte das garças, vou lembrar desse pouso.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!