Páginas

Translate

Adapte-se até o céu

Religião - Tarsila do Amaral

Crescer em sociedade é um adaptar-se. Primeiramente em relação à religião. Quando era menina, era cercada de regras absurdas. E, quando se é criança, tudo chega-nos com uma força imensa de verdade. Então imaginem o quanto chorei, pedi perdão a Deus por ter jurado em falso. Uma vezinha só, é verdade, mas as outras crianças diziam-me que era pecado mortal. Por um bom tempo conformei-me de que não havia mesmo jeito e já tinha meu lugar reservado no inferno.

Depois contaram-me que entrar no Paraíso era tão, mas tão difícil que era mais fácil achar uma agulha no palheiro. Como eu já estava enroladíssima com meu pecado mortal, achei que se achasse a tal agulha lá poderia ter o perdão divino. Um dia sumi bem cedinho dos cuidados dos meus avós, e fiquei até a noitinha revirando as palhas de milho seco no paiol atrás da tal agulha.


Aos 14 anos, por vergonha de contar meus inúmeros pecados, deixei todos os demais pecadores na igreja passarem à minha frente na fila para ajoelharem-se perante o padre, que escondia-se no confessionário. Não é que bem na minha vez, quando não havia mais alma viva atrás de mim, ele encerrou o expediente? Corri atrás, expliquei que no outro dia era minha crisma e a última chance de entrar no céu. Ele não teve complacência:


- Você deveria ter chegado mais cedo...


- Mas, mas...


E hoje? Adaptei-me à certeza de que chegarei ao céu se conseguir enfiar a linha na agulha. Parecia mais simples quando era menina. Agora, pergunto, por que um buraco quase invisível?




(*) Bom fim de semana prolongado!

18 comentários:

  1. Belas metáforas pra falar no tema religião, mesclado com o tempo que passa e de certa forma nos faz ver bem menos os buracos da agulha! Adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. oi Ro

    Confesso que nunca gostei deste papo de se confessar para o padre não. Na minha vida fiz 1 vez só (odiei). Sempre pensei diferente. Se alguém que eu preciso pedir perdão pelos pecados é para Deus.
    Agora paro e penso, pq as crianças precisam se confessar?
    Ah falam que se não forem boazinhas vão para o segundo andar rs...
    Mas quem escolhe é Deus e não um padre (mero mortal).

    adorei a reflexão!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. rs. [já desisti do buraco da agulha.
    e de confessar , então...]

    beij0

    ResponderExcluir
  4. Caramba! Que texto!
    Vem cá, vc tá zuando quanto a procurar a agulha no palheiro né?! Porque isso é fantástico!
    Pense em como trabalha a cabeça de uma criança! E pensa como aquele padre foi maligno!

    Adorei ler isso e tb não entendo qual é a do buraco da agulha! Poxa! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. (risos) É, Rovênia... Difícil explicar... Pergunto-me: será que um dia as coisas serão mais claras neste mundo de "meu Deus"? Será?

    ResponderExcluir
  6. Somos educados a temer a Deus e não amá-Lo, esse é o erro das religiões. Minha filha foi confessar ao Padre qdo foi crismada q desobedecia aos pais. Repara no q o padre respondeu: Filha, isso não é pecado, pois hj em dia é normal. Os tempos mudaram. Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olá! A repressão sempre esteve presente como forma de coagir as pessoas, mas acredito que é na liberdade que encontramos a Luz! Lindo texto, e muito reflexivo! abração

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Rovênia.. creio em Deus, creio na reencarnação, e jamais vou deixar crenças de outros, principalmente da igreja interferirem na minha vida.. hj em dia esta um absurdo.. minha mãe ontem mesmo falou que um padre na radio dizia que não existe outra vida... acho que ele jamais vai fazer uma regressão.. e ver o pecador que ele foi.. nesta tá ai bancando o santo, numa outra certamente fez absurdos que ele nunca aceitaria.. já fiz 5 regressoes e vi muita coisa.. não somos santinhos.. a gente errou e muito e se aqui estamos é para equilibrar a nossa balança.. essa coisa de pecado é papo furado.. dizem que sexo é pecado.. nascemos do pecado então.. gostei do texto.. sempre muito bom o que tu colocas.. abração e um lindo dia

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca pequei, pois sempre tive fé em mim, acho que colocaram dentro de mim tudo que era preciso. Os pecadores fazem o que é errado sabendo que é errado. Às vezes, mentir é o maior bem que se poderia fazer e a verdade pode ser fatal.
    É preciso fazer uma escala de valores e descobrir que o amor é o bem maior, mas sem sabedoria e conhecimento ele pode fazer coisas péssimas. As outras virtudes são subsidiárias. Um livro muito interessante para se ler é o Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. A deficiência da religião no aspecto ético é ministrar coisa tolas e desprezíveis. Não acredito num Deus tolo e arrogante, mas num Deus bom. Um Deus que lhe instila o desejo e depois o pune com fogo é um Deus traiçoeiro. Um Deus que se preocupa em como você penteia o cabelo, é um Deus preocupado com superficialidades. Um Deus que coloca um povo no mundo apenas para adorá-lo e cultuá-lo é um Deus cheio de vaidade e arrogância. Se estas disposições de caráter são defeitos até no ser humano, imagina em Deus que é o ser perfeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sensacional, Rovênia.

    Amei tudo da ilustração, passando pela leveza de sempre com as palavras, até a simplicidade pura como a aura de uma criança revendo seus retratinhos (acho que 'retrato' já não consta mais nos novos dicionários, denunciei minha idade, rs).

    Ótimo final de semana prolongado para você!

    ResponderExcluir
  11. Já me confessei duas vezes, até deixar o catolicismo. Não me sentia a vontade e depois de muito pensar, cheguei a conclusão de que não precisaria de um intercessor. Meu silêncio para o mundo era a melhor forma de confessar meus erros. Me senti muito melhor assim.

    E por que um buraco quase invisível? Porque talvez a dificuldade seja proporcional à emoção da conquista.

    Ótimo feriado e fds. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rovênia, ótimo texto,muitas vezes acreditamos em homens para contar nossos pecados e esquecemos de Deus. Só ele é capaz de perdoar nossos erros.
    Bjs, bom feriado e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  13. O buraquinho da agulha continua o mesmo, mas a minha vista já não é a mesma. O meu maior medo era deixar a hóstia cair no chão. Hoje a minha relação com a religião é mais forte e aberta e menos repressora.

    ResponderExcluir
  14. KKKKKK
    Menina vc é incrível adoro a forma como escreve, eu acredito que pecado mortal é a opressão exercida por qualquer pessoa tentando mostrar que Deus o Criador está distante de quem quer que seja, muitas vezes sou recriminada por meus pensamentos, mas o Deus que conheço e acredito nos dá antes de tudo livre arbítrio para sermos livres para buscarmos nos conhecer e conhecer e respeitar a diversidade que Ele criou.
    Bom final de semana.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  15. Dizem que Jesus veio buscar os pecadores.

    Os outros não precisam.

    beijinhos e fica em paz, és apenas humana.

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem encaminhado, organizado e finalizado
    Ah, gostei bastante desse novo visual daqui.

    Bom final de semana!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de ler. Me vi assim igualzinha à você durante um longo tempo
      .Hoje Deus habita o meu coração e a minha alma de uma forma linda, sem cobranças. É o meu grande amigo.
      Muito bom mesmo.
      bjs.

      Excluir
  17. Aha ah! :))
    Uma bela história que dá muito para pensar...
    Repare:t alvez aquele fechar do expediente tenha sido uma inspiração de Deus ao padre, para poupar você! (aqui entre nós esse padere foi bastante preguiçoso: deveria ter confessado na mesma, alguém que tinha o crisma no dia seguinte! Ou seja, vendo ainda por outro lado, quem cometeu pecado mortal foi o padre, com a sua Preguiça! E ainda mais por não ter misericórdia, para mais com uma criança!... e podia analisar a "moral da história "por outros prismas mais...).
    Bem, quanto à estreiteza do buraco da agulha... não creio que será assim tão difícil. Afinal ele é mencionado apenas como não ultrapassável para os RICOS, entendendo eu por "ricos" aqueles mesmo cheios de cobiça e sem generosidade.
    Também já ouvi várias explicações: que o "camelo" que não entra no buraco da agulha é um fio grosso de tecer, feito com o pêlo dos camelos. E parece que também há (havia?!) uma porta de entrada em Jerusalém que era muito mais estreita que as outras, à qual chamavam "Buraco da Agulha",para não permitir invasões e para que apenas pessoas a pé, uma de cada vez ,pudessem entrar. e não os poderosos montados nos seus cavalos. Mas não sei qual destas explicações é a mais correcta.
    De qualquer maneira não me parece que jurar em falso fosse grande pecado para uma criança. Mas eu também apanhei um grande susto em criança quando não sabia o que responder a um bispo e não quis inventar qualquer coisa na hora, pois achava que isso seria mentir a um bispo... um pecado grande, pois então... daí ter saído uma resposta meio estrambólica que jamais esqueci.
    Se formos a juntar tudo o que já vivemos desde crianças, então o melhor é nem pensar em que "buraco de agulha" caberemos. :))
    Mas as crianças têm mesmo estes momentos de grande sofrimento só de tão sinceras que são...
    Beijos

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!