Páginas

Translate

Lobos à solta!


Imagem internet

Como tão bem disse o pensador Hobbes no século XVII, nós, em Estado da Natureza, somos lobos de nós mesmos. Não nos suportamos, por isso, a necessidade de um "Estado" de regras sociais que garanta a nossa sobrevivência. Um dos maiores palcos das nossas guerras diárias é no supermercado. E se há direito institucionalizado do poder individual, o lobo se sobressai na voracidade.

Não vi a placa de preferência, meio escondida. Depois a moça do caixa explicaria que não estava colocada ainda, portanto não havia preferência.


- Este caixa não é preferencial?


Antes de ouvir uma resposta, ofereci meu lugar. Olhei, pela primeira vez, para trás e vi uma senhora, não uma idosa. Cabelos brancos, aparência forte, não usava bengala, mas há muito pareceu-me ter extinguido o sorriso. Tive pavor do rancor esticado na face ainda sem rugas.


- É que esta fila é para idosos, deficientes e grávidas! E há novinhas na fila...


Entendi que a ironia era para mim. Voltei-me, novamente, para trás:


- Senhora, não estou grávida, mas cedo o meu lugar.


Nesse momento, ela lançou-me toda a fúria de uma loba idosa:


- Eu sei disso. Já conferi!


Senti-me constrangida, agredida, mas mantive a calma:


- A senhora não deveria agir assim. Não estou grávida, mas até o terceiro mês a mulher não apresenta barriga. E ao falar isso, a senhora pode constranger uma grávida, que passa por uma fase sensível.


Ela não se apiedou. Eriçou os pelos, repetiu o ataque:


- Não constrange, nada. A grávida precisa provar então que está grávida.


Embrulhei minhas compras, duas maçãs e um pote de goma de mascar. Saí dali pensando em Hobbes, que dizia ter nascido gêmeo com o medo. O medo dos lobos.


13 comentários:

  1. O mundo tá saturado desses lobos. Mostram os dentes sem ser por extinto, por pura maldade, rancor, humor retrógrado.
    Falta humanidade. Se 'humanidade' ainda não tiver mudado de significado, claro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fico irada quando encontro essas pessoas de mal com a vida a destilar venenos nos supermercados e por onde passam! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Em um caso parecido eu sai da fila... Um tipo de caixa preferencial que nao gosto é o que é o junto do caixa rápido, era esse o seu caso?

    ResponderExcluir
  4. Tem gente que perde a razão, as medidas, a classe
    Tem tantos lobos por ai em peles de cordeiros
    Tanta gente mal humorada, mal resolvida, mal dormida e outros males
    :(
    O que receito (sem ser médica, psicóloga nem nada do tipo, já pedino indulgência a quem me questionar de meus poderes aconselhativos...risos) é variar, ignorar tais pessoas, deixar barato e quando em vez soltar os cachorros em cima dos lobos, pra td não ficar barato demais pra eles e alguém fraco e indefeso a frente não ser mordido.

    * Uma vez eu estava na fila da preferência, grávida, de barrigão e um senhor todo fitness na fila, que estava grande tornando o tormento da espera ainda maior com suas reclamações e comportamentos de lobo malvado. Chegou uma hora que eu não aguentei (eu tenho paciência até um certo ponto, passou do ponto eu me espalho e pra me juntar dá trabalho)
    Eu falei com cara de cordeirinha nos braços de São João, come ele, como se estivesse falando de um tio de terceiros:
    - É impressionante como tem gente que se acha jovem para cantar menininhas, tomar cachaça, malhar, tem energia sobrando e pega fila de idoso.
    ...
    Silêncio sepulcral!
    :)

    ResponderExcluir
  5. oi Ro

    Educação está em falta, gentileza então. Vivemos em tempos de egoísmo. Credo.

    bjokas com carinho =)

    ResponderExcluir
  6. [
    [às vezes, pessoas podem entrar em nossas vidas por motivos tão distintos. e nos assustamos à toa, achando que aquilo vai se tornar uma realidade....melhor esquecer]


    beij0

    ResponderExcluir
  7. Esses supermercados às vezes se assemelham a uma matilha. Que medo!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Ro.
    Falta nas pessoas educação,justamente pela ignorância de uma pessoa,que pouco se importou de esta me constrangido é que hoje a minha vida esta em risco.
    Me deixei se atingida,em uma briga de transito,se é que pode ser chamado de briga,pois eu só fiz ouvir,mais como tenho feocromocitoma,me trouxe inúmeros prejuízos.
    Agora com essa minha lição aprendi, vamos relevar essas pessoas são infelizes com a vida e a gente as vezes serve para eles descarregar as suas frustrações.
    Um lindo dia.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu texto, Rovênia. Poderia imprimi-lo em forma de folhetos e distribuir por aí. Lembrei-me de que, há algum tempo, estive em um supermercado de São Paulo que diz que "é lugar de gente feliz", mas, mesmo depois de ter passado tanto tempo, posso me lembrar da feição de uma mulher que estava com o carrinho cheio e resolveu buscar algo mais no interior da loja. Como ela ainda não havia começado a passar a compra, e eu tinha somente uns três produtos, a moça do caixa, gentilmente, pediu que eu passasse na frente. Nesse instante a mulher voltou e ... nem gosto de me lembrar. Ela não só ofendeu a mim como a moça do caixa que ficou muito assustada. A cena foi tão constrangedora que não havia nada a fazer... Enfim, ela era um "lobo voraz"...

    ResponderExcluir
  10. Este seu texto mostra muito a nossa realidade , ninguém quer sair perdendo nada,
    o outro que se dane , é bem assim,muito boas suas palavras.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Rovênia, esse seu relato me fez lembrar de um fato ocorrido comigo no trem. Duas senhoras, aparentando mais de 60 anos não permitiram a minha descida do trem porque elas entraram me empurrando, eu, para não machucá-las recuei e disse-lhes que elas podiam se machucar se não deixassem as pessoas desceram antes. A resposta delas foi vários impropérios. A falta de respeito está generalizada. Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente no mundo de hoje a proliferação desses lobos estão cada vez maior...
    Belo texto reflexivo!

    Beijoss flor!

    ResponderExcluir
  13. "Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade."

    (Nietzsche, em 'Além do bem e do mal')

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!