Páginas

Translate

A evolução...


Miró: Woman before the luna, 1974


Não queria entrar na polêmica, mas ficar fora dela é algo que não cabe em mim. Somos todos macacos! Não, Neymar. Cientificamente é errado afirmar isso. Macacos e homens tiveram um ancestral em comum. Não evoluímos como espécie, portanto, a partir do macaco.

Porém, discordo que somos todos racistas. Eu seria racista por quê?  Não reparo na cor, reparo na inteligência. Foi assim que me apaixonei pela primeira vez. O meu namorado, por acaso, era negro. Mas poderia ser verde, lilás, listrado ou albino. Se o Brasil carrega racismo? Carrega. É visível. Infelizmente. Mas generalizações contêm equívocos, geram a própria discriminação. 

Se a mídia nos torna racistas? Não podemos esquecer dos grandes jornalistas negros deste país e sua luta abolicionista, entre os quais Joaquim do Patrocínio e Luís Gama. E outros tantos brancos, como Joaquim Nabuco.

Somos, sim, todos vítimas de preconceitos variados. Somos discriminados por sermos gays, mulheres, baixos ou altos demais, feios, bonitos, pretos, loiros, ruivos. Somos discriminados por sermos magros ou gordos demais, pelo nome diferente, por sermos inteligentes ou sabermos menos. Somos discriminados pela nossa formação, por nos vestirmos bem ou por nos vestirmos mal. 

Somos discriminados pelo local onde moramos, por termos vindo do interior, pelo carro que temos ou não temos, pelas roupas caras ou baratas que compramos. Somos discriminados por estudar em escola pública, em escola militar ou numa particular qualquer. Somos discriminados pela voz fina ou grossa demais, por sermos pessoas com deficiência, por usarmos roupa curta ou burca. Somos discriminados e discriminamos por sermos brasileiros!


P.S.: E temos a pretensão de querermos nos comparar aos macacos? Somos humanos, piores, portanto. Destruímos o planeta e, nem assim, vivemos melhor. Precisamos evoluir muito para chegarmos a macacos.  (Pensamento construído em discussão com meu amigo João Neto).

8 comentários:

  1. [ e hoje eu li que a casca da banana clareia os dentes...

    quem sabe também as mentes??? ]


    beij0

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, palavras acertadas, como sempre! O preconceito existe em todas as áreas,como bem disseste. Pena,mas infelizmente é assim! A discriminação, apesar de velada, está aí, na forma que for.... beijos,lindo feriado! chica

    ResponderExcluir
  3. Hoje respondi num post da Ana Vi que dizia ñ mudar nada comer banana e que essa muvuca é por ser o racismo com famosos que: Não! Não resolve, mas chama a atenção, desmistifica os insultos e sim é assim, as minorias sofrem mais e sem cartaz. Mas nas capas e notícias e vindo de quem tem fama e holofotes o grito, o protesto, vale para todos, alcança as margens eu acho. Que assim seja! Que qualquer gesto, palavra, movimento para o bem seja bem vindo e transformador.
    E eu como Neymar por meio de produção ou não, ñ importa, sou macaca ñ ao pé da letra, vinculada a evolução como referência, reverência, comedora de bananas, negona, marrom, que deu muita babana qd isso era palavrão para os sem noção de plantão.
    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  4. como disse Bob Marley

    Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ro... o que falta hj em dia é as pessoas expandirem suas consciências e deixarem um pouco de lado tanta tecnologia ridicula que só as afasta de ver videos por exemplo do Hélio couto no youtube..
    lá sim da para sentir como as coisas são abraços e um lindo dia

    ResponderExcluir
  6. oi Ro

    Falta no mundo respeito e acima de tudo amor. Enqto cada um focar na sua vida e na sua necessidade, seremos mais egoístas.
    Triste e profunda realidade, todos os dias sofremos preconceitos em diversas categorias.
    Se vc chega de com roupa mais simples, em um local nem sempre é atendido com sorriso nos lábios.
    Se vc vai procurar emprego e não tem estudo e qualificação é tratado como nada.
    E assim caminhamos para o individualismo, num mundo que é normal ver crianças nos faróis e fora da escola. Num mundo em que ver alguém revirando lixo atrás de comida é normal.
    Num mundo em que matar a ex mulher é rotina (todo dia tem um caso assim no noticiário).
    Mata-se em nome do amor, mas que amor é esse?
    Acorda Brasil!!!


    bjokas e um lindo feriado =)

    ResponderExcluir
  7. Sensata colocação.

    O homem se gaba de conquistar a lua, mas sequer consegue conquistar a igualdade entre seus semelhantes, tropeçando nas individualidades de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  8. Pena! Neste sentido, até quando iremos presenciar a involução do mundo?

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!