Páginas

Translate

Alma que não vemos



Imagem: Tumblr
 
- Mas por que você está desapontada com o mundo? O que o planeta tem a ver com  tudo isso? 
- O mundo é habitado por pessoas. Tem pessoas em todo o mundo...
Então ela se lembra da filosofia de uma menina que se embebedava para fugir da realidade. Em meio à dor, ela tinha inventado a sua própria filosofia:
- Gente é complicada demais. Prefiro os bichos! Os bichos... Cavalos, gatos e cachorros. É preciso enxergá-los como São Francisco de Assis. 
Já repararam que eles nos olham nos olhos? E quando nos olham tão profundamente nos intimidam mais que qualquer humano que tenha se arriscado a isso? Enxergam a alma da pessoa nesse cruzamento de olhares. 
Poucas pessoas percebem isso, ainda que tentem se enganar. Elas sabem, no inconsciente guardado, que aquele instante significante existiu. Essas são as menos egoístas, as que talvez sejam capazes de amar mais que a si mesmas. Uma esperança ao amor, a esse mundo que assusta.

Imagem: Google
Os bichos tornam-se amigos fiéis porque conhecem a essência dos seus donos. Não te abandonam, compreendendo todas as suas fraquezas. Os humanos, insensíveis, é que os menosprezam, inferiorizam. 
E eles lá, num canto qualquer, dóceis, abanando o rabo, erguendo as orelhas a cada passo que se aproxima, esperando a chance de nos dar uma lambida, um carinho...Pobres homens que não enxergam o amor em sua humildade mais sublime. Um Papa que ama São Francisco traz um novo olhar.



5 comentários:

  1. Bem-vindo Francisco com seu novo olhar. Que possa restaurar desapontamentos.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Delicadas palavras, mas de uma profundidade...

    Olhar habitado de humildade tem o poder da simplicidade e está sempre apto a ser inundado do que vê. Olhar cheio de soberba não resta espaços a serem preenchidos. Como no poeminha do Manoel de Barros:

    "A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio. Falava que os vazios são maiores e até infinitos".

    Um Abç, Rovênia!

    ResponderExcluir
  3. Traz sim, novo olhar, novas esperanças, menos discursos, teorias e alegorias e mais ação, gestos afetuosos, igualitários, humildes, simples, capazes de curar, dignificar, adornar td.

    ResponderExcluir
  4. Francisco de Assis um grande exemplo de simplicidade e humildade, via além do olhar e sentia mais do que o viver.
    Beijos
    Joelma

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!