Páginas

Translate

Regras demais

Damos importância demais ao miojo no meio da redação. Quantas convenções, quantas regras a seguir! O texto está correto, com argumentos e propositivo. Que mal faz uma receita, assim do nada, para descontrair,como alegou o estudante? Eu, sinceramente, acho mais que justa a nota. A redação está correta, criativa, engraçada. Com falhas, com pontos a melhorar, como a educação no nosso país. Mas que bom ler um texto e rir um pouco. A vida que moldamos é regrada demais! É cheia disso pode, mas isso já não pode. Fica tão chata. Chata demais. 
A natureza não é assim. Não é tão rigorosa. Nós, humanoides, é que regramos tudo. O outono começa amanhã, a estação nostálgica ou romântica, em que há folhas caídas e levadas pelo vento. Quem disse que o outono começa de verdade amanhã? Olha que árvore mais linda fotografei ontem perto do meu trabalho? Não estamos na primavera? 

Rovênia Amorim
Somos tão infinitamente insignificantes para perdemos minutos com bobagens. Vendo crianças no tablet de última geração estudando sobre o nosso sistema solar, recuei no tempo. À época em que pesquisa era só nos livros. O sistema solar era maior. Havia nove planetas. Lembram do distante Plutão? Agora é um plutoide. Assim mesmo, sem acento. As regras ortográficas também foram alteradas. 
E por que Marte não tem vida? Nem água mais. O que aconteceu por lá? Sabemos tão pouco, quase nada, e ficamos regrando tudo. O nosso sistema solar é um pontinho num dos braços da Via-Láctea. E há bilhões de galáxias pelo universo. 
Somos nada. E diante desse nada que guarda tanto a descobrir, vivemos de regras. Damos importância a bobagens. Isso pode, isso não pode. Que bom que os novos imigrantes que chegam ao Brasil já sabem a receita de um miojo. É prático, rápido e alimenta o corpo. Absurdo é não ter o que comer e uma alma esfomeada de saber.


6 comentários:

  1. Regras demais em td, o tempo todo, receitas prontas na mesa, nas relações...
    Praticidade, conectividade, exposição da vida pessoal, dos detalhes tão pequenos de cada um, de cada dois, lentes de aumento, caras maiores de espanto nos noticiários para um erro de português do que para um cara sem moral e ética na Comissão de ética e moral, onde vamos parar afinal?

    ResponderExcluir

  2. ...e assopra
    pra esparramar no azul
    tua vontade de céu.


    que cronica linda!

    obrigada!



    [contém 1 beijo]

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso vamos perdendo as oportunidades de ensinar as nossas crianças quão grande e mágica é a natureza.
    A onda agora é a tecnologia_ nem bem conhecemos uma novidade já tem outra surgindo.É alarmante!
    A mim assusta e preocupa-me o que anda na cabeça dos nossos jovens e das nossas crianças _ uma geração robotizada.
    Bom texto Rovênia-faz-me pensar na nossa insigificância diante do redemoinho que nos leva a todos.
    abraços kirida

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bonito, Rovênia! Também fico refletindo sobre essas crianças de hoje em dia, cujo mundo e cuja infância não foi tão vasta, tão repleta de brincadeiras como a nossa! É uma pena! Quanto às regras, também acho que deveríamos ser menos rígidos, levar as coisas mais suavemente, assim a vida fica mais leve... :)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Que bom chegar aqui e encontrar uma bordadeira de palavras. Li várias e volto sempre. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. A leitura deste post me motivou a te sugerir uma leitura: Polegarzinha.
    Beijo

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!