Páginas

Translate

Beleza de ver e ouvir

Arquivo pessoal
 
Às vezes a beleza nasce do coletivo, da soma dos homens com a timidez da natureza. Cada um, cada qual, uma nota, numa cadência de embalar os olhos. Um fim de tarde de domingo, famílias e pessoas de todas as feições, coloridas, almas leves, subindo o morro de grama verde, o céu ainda azul. 

Faltava menos de meia hora para a música começar, não fosse o habitual atraso brasileiro. Um peregrino, viajante, sonhador, sei lá, deitou-se no chão da praça. Fez do cobertor enrolado o travesseiro e ficou lá à espera, sem pressa, já em estado de encantamento.

Duas meninas subiam o galho torto de uma árvore típica do cerrado. Divertiam-se como se estivessem num balanço de verdade. E era melhor, bem melhor. Era um balançar verde no braço áspero que não machucava. Da pureza que as envolvia soou a música da alegria que perdia-se na multidão. 

Outras crianças brincavam, pulavam corda, um bebê engatinhava pela grama sob os olhares felizes do pai. Uma família tirava do isopor as linguiças e improvisava ali, sobre um banco de concreto, o churrasquinho. A fumaça cheirosa subia ao céu.

O homem do carrinho não gritava para anunciar que o picolé da Kibon era vendido a R$ 5, o mesmo preço da batata frita caseira. Famílias mais descoladas levaram cangas que estendiam para as crianças descansarem. A menina sem canga ajeitava-se sobre os sapatos da mãe e reclamava. A mãe sorria, acalmando-a:

- A música já vai começar.  

Outros, amantes da  fila, esperavam pelo chapéu, balão azul e um frasco de água doados pela empresa patrocinadora do show. E Vanessa da Mata chegou ao palco, de branco, flor no cabelo, a voz linda a cantar os versos de Tom Jobim.

- Depois dos Beatles, ele é o mais gravado em todo o mundo. 

Quem disse foi ela, Vanessa da Mata. Eu só posso garantir que foi um presente e tanto a Brasília. Gratuito, unindo o bom gosto do pobre e do rico no parque central da capital. 




Encontro de talentos lembrado no 
telão do show em homenagem a Tom Jobim

7 comentários:

  1. Que beleza deve ter sido. Em meio à descontração, a beleza. Lindo presente esse,não? beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro estes encontros. Sem pressa, curtindo cada momento e guardando no coração, para sempre, um dia inesquecível.

    ResponderExcluir
  3. Sócrates foi o primeiro a evocar a filosofia do céu à terra, deu-lhe a cidadania nas cidades, introduziu-a também nas casas e obrigou-a a ocupar-se da vida e dos costumes, das coisas boas e das más...
    (Ele pensou neste céu de Brasilia e com certeza passeou por aí)

    Obrigada por partilhar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que linda descrição de doces momentos com música ao ar livre. O coração, certamente, agradeceu. Querida Rovênia, beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Me passou uma ideia de tanta simplicidade, deu vontade de poder ter estado no mesmo lugar!

    :D

    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  6. Vou guardar um frase
    de tantas que li aqui
    " A beleza nasce do coletivo"

    Foi olhando o coletivo que aprendi
    a fazer o que os terapeutas chamam de elaborar.

    Saia d casa e me aproximava
    de grandes concentrações.
    Acho de fato na pratica lindo.
    Sempre me fez e me faz muito bem.
    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Leveza e bom gosto numa só revoada...

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!