Páginas

Translate

Férias para a leitura?



Por que a maioria dos brasileiros não lê? Pior, não gostam de ler por quê? Preguiça ao ver o número de páginas? Quem já não ouviu de "rabo de ouvido":

- Nossa, isso tudo pra ler? 

Isso mesmo, a grossura de um livro já desanima o leitor em potencial. Se tiver que escolher, será grande a chance de um livro de autoajuda, com poucas páginas. 

O que está errado no percurso da nossa educação que faz as crianças a se desinteressarem pelos livros à medida que crescem? Falta de estímulo na escola e em casa? Livros errados para a faixa etária ou abordagem equivocada? 

Ainda e também o preço? Livro é muito caro, um artigo de luxo para uma população que precisa de ajuda do governo para comer. Por que não inventam a Bolsa-Leitura? Por que não colocar o livro como ingrediente indispensável na alimentação das famílias carentes?

De certo mesmo é que algo desvirtua os leitores iniciais no Brasil. Esbarrei num artigo escrito pelo economista Claudio de Moura Castro (Revista Veja, edição 2169) em que ele fala da glorificação dos livros pelos judeus, uma tradição milenar. 

No último dia de aula na escola Walt Whitman, situada no sofisticado bairro de Bethesda, em Washington (DC), os pais judeus chegam em casa com sacolas de livros para os filhos lerem durante as férias. 

E as férias das nossas crianças brasileiras? As de classe média viajam para brincar na Disney. As mais ricas vão esquiar em Aspen. As pobres vão assistir aos desenhos animados da TV aberta. 

A leitura, chata e obrigatória, só quando as aulas recomeçarem ... 

Quem "ama ler" é, infelizmente, exceção.    



11 comentários:

  1. Conheci uma professora de matemática e física que no primeiro dia de aula dava para cada aluno 1 livro. Durante o ano eles eram estimulados a trocarem entre si estes livros. A cada leitura finalizada, apresentavam um resumo da obra e ganhavam pontos na matéria. A explicação que dava: se não souberem ler e interpretar como saberão resolver os problemas de matemática e física? E eu acredito que a justificativa para a aversão à leitura está aí - as pessoas que leem nem sempre sabem interpretar e as palavras perdem o seu significado. E sem significado não têm a menor importância para a vida.

    ResponderExcluir
  2. Triste realidade :(

    Temos duas exceções por aqui e uma regra.
    Média boa :)

    Meu filho só no semestre do ano passado leu 26 livros e foi para no jornal por indicação do tio em uma matéria sobre famílias que investem na compra de livros.
    Desde pequeno sempre rodeei ele de livros na ida para o shopping a primeira parada era a livraria, um parque para ele, tenho fotos dele nas prateleiras de livros acompanhando o subir delas com seu crescimento.

    Eu fico pirada com isso de se contar as páginas de livros (na verdade eu e filho adoramos livros grandes, pois os finos lemos em uma sentada), mas outra coisa que me irrita ainda mais é dizer que livros são caros.
    Pagar em lanche da Kig ou Mac, vinte e tantos reais (muitos livros eu compro com esse valor ou menos) é normal, e há que pague muitas vezes ao mês por eles. Para pais beberrões pacotes de latinhas de cerveja faz parte do orçamento, para mães loucas por sapatos modelitos que custam cifras consideráveis é saudável e um livro de 40 reais é caro. Ah! Por favor!

    Nas férias aqui nos acabamos de ler! Somos duas traças.

    Pai se acaba por um ano para ler um ou nem isso. Incentivamos, as vezes obrigamos, lemos para ele, cobramos e não desistimos, se não ele terá nos convencido.

    Boa semana, boas leituras e que leiam mais por esse mundão afora, se contem menos as páginas dos livros, apeguem-se menos ao preço e percebam que os livros põem asas na alma.

    ResponderExcluir
  3. cresci no meio de livros(meu pai, sempre organizava doações de roupas (para o inverno principalmente) e as pessoas deixavam junto livros , e eu fui fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos. depois,tive uma época em que gostava de deixar nos bancos do trem, ônibus, com um bilhetinho comentando sobre a história e tb pedindo para que não o guardassem para si ... hoje em dia gosto de ter um na bolsa e sempre entrego no semáforo junto com um troco para os jovens e crianças que vendem bala. já vi pelo retrovisor um menino sentar ao meio fio e ficar folheando . isso me emocionou e muito.


    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Rovênia,
    diversas vezes eu me faço essa pergunta. Por que os brasileiros não lêem?
    É complicado, e concordo com tudo o que você disse.
    Acho sim que os currículos educativos falham no incentivo à leitura, mas o problema é ainda maior, por que muitas vezes, vem de casa.
    Eu comecei a ler bem antes de entrar na escola, devido ao incentivo do meu pai. Então a leitura foi enraizada em mim antes da escola, mas infelizmente, me sinto exceção.
    Acredito sim que o governo deveria investir mais no cultivo de leitores. Mas talvez isso não aconteça justamente pelo fato de que o não ler, traz alienação. E para muitos, ela é favorável.
    Em fim, leitura traz tantas coisas boas que é quase impossível enumerá-las.

    Muito bom o post. Parabéns!

    Um beijo,
    Uma semana repleta de belezas!
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rovênia
    Muito bom falar de livros_ pra mim um instrumento de trabalho, não vivo sem eles ,
    Tanta propaganda na Tv e nenhuma sobre as vantagens da leitura maneiras de ler etc.
    Só falam do que vai ter muito lucro e como se enganam!
    Eles não sabem que um povo que lê é um povo que pensa_ ou sabem??
    um abraço de chegada e obrigada pela espera,
    boa semana

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente essa é a realidade do nosso país. Livros caros, falta de incentivo, pouca biblioteca publica, e as que existem geralmente ficam nos grandes centros dificultando o acesso aos que precisam desse veiculo.
    Por isso faço parte de um projeto que já é conhecido por muitos da blogosfera que é a biblioteca comunitária que a Carol de Um Blog Simples criou em um bairro carente de Goiânia.
    A biblioteca esta sendo formada através de doações. Vc já conhece?

    Adorei sua postagem! Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Resolvi trazer um pouco da proza estendida por e-mail para falar da minha opinião sobre os menos abastados, para quem 40 reais é luxo.

    Tem livros em sebo para essa classe tb, a 2 reais, 5 reais. Falta é o hábito, o gosto, a cultura de ler, de buscar livros onde as vezes se dá de graça. Aqui tem nas praças caminhonetes e projetos que dão livro e quase que é preciso implorar para que as pessoas levem um para casa. Tem lugares de troca de livros tb e ninguém troca. Ninguém se interessa.
    Se houvessem livros sem ser nessas oportunidades mais populares, baratos na livraria, acredito lamentavelmente que não teriam saída.

    Ler na minha opinião não é um questão de acesso, nem de preço, é uma questão de educação, é cultural.
    Cada um dando livros nas sinaleiras, deixando em bancos de praças, dando aos filhos, dando de presente ou criando e ajudando bibliotecas como a Ler é bom, é trabalho de formiguinha que faz acontecer mudanças. Tenhamos fé!

    Segue link da ler é bom para quem não conhece, para divulgar, para incentivar e aplaudir:
    http://bibliotecalerbom.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. eu sou contra a tal leitura obrigatória, por motivo de que eu li machado de assis sem ninguém me obrigar! e adorei!
    talvez se eu estivesse sendo obrigada a ler, eu não gostaria.
    odeio os livros jovens (crepúsculo, a hospedeira, etc). Mas sou grata por fazerem jovens lerem milhares de páginas.

    ResponderExcluir
  9. É isso ai Tina florzinha!
    Rô o link é este que a Tina postou.
    http://bibliotecalerbom.blogspot.com.br/

    Beijos lindas!

    ResponderExcluir
  10. Concordo viu? Sou professora e acredito que as pessoas tem preguiça mesmo de ler!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rovênia, pega-se o hábito da leitura ainda criança, tendo livros em casa, com os pais fazendo passeios às livrarias, às Feiras, aos Sebos, participando da cultura de uma maneira não forçada, mas estimulada. Livro não é caro, existem os Sebos, as promoções. Caro é gastar em roupas inúteis, em montanhas de sapatos e trocar todo o ano de celular, de Smartfones e sei lá mais o que. Pega-se o hábito, também, dando liberdade às crianças de lerem o que quiserem; pelo menos é um início.

    Beijos, Rovênia!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!