Páginas

Translate

Tempo da poesia

Legião Urbana/1984 - imagem do Google
Aquela Brasília não existe mais, mas assistir ao tempo que passava mais devagar na capital e ao idealismo de uma geração dos anos de 1980, que se juntava para contestar a realidade e sonhar, valeram muito a pena. Somos tão jovens é um filme romantizado, não é totalmente fiel aos fatos, mas ampara bem o nascimento da Legião Urbana, a mente em ebulição de Renato Russo, os conflitos com a própria sexualidade, a sensibilidade de poeta incompreendida. 

Assisti ao filme ao lado do meu marido, que nasceu em Brasília e viveu a época do surgimento das grandes bandas: Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso. "Vivi tudo isso", emocionou-se. Os shows podiam acontecer na rampa do Congresso Nacional, os jovens bebiam vinho barato de garrafão de cinco litros e não havia violência no Plano Piloto. Até o movimento punk brasiliense era ingênuo, pacífico.

A cidade era um tédio com "T" bem grande, como dizia Renato Russo, mas havia uma liberdade que os jovens não têm mais nos dias de hoje. Talvez esse esquecimento do Brasil de Brasília tenha criado o vazio inesperado e necessário para a ousadia dos jovens, que se juntaram para a histórica festa da Rockonha. 

Não sabia que a Legião Urbana havia feito o seu primeiro show na Festa do Milho, em Patos de Minas, minha cidade natal, em 1982. Eu ainda estava por lá. Era uma menina. O show foi polêmico e a banda foi presa, fato que o filme não conta. 

Em 1990, quando cheguei a Brasília, a capital ainda apresentava resquícios do tédio a que Renato se referia. Ainda eram poucas as opções de diversão. A internet que rouba o tempo dos livros estava no seu início. Foram nos livros, no seu vício de leitura, que Renato absorveu poesia. Era fã do mineiro Lô Borges. 

Se o filme vale a pena? Sim, pelo tempo de Brasília, pelo tempo de Renato e suas amizades sinceras, pela poesia que ele cantou e será eterna. 





14 comentários:

  1. Às vezes nem me preocupo tanto comigo... mas há pessoas que amo e não quero vê-las sofrer.
    (dele)


    (uma semana de amigos sinceros a nos proteger. amém!)


    [contém 1 beijo]

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi, mas deve ser mesmo legal! Linda semana, beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga! Eu não assisti o filme mas imagino que valha a pena.

    Na sexta passada teve show cover da Legião aqui em Floripa, e segundo meus amigos que foram assistir, o show foi maravilhoso!
    Uma ótima semana!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. As críticas que leio sobre o filme são ótimas e, apesar de não ser da geração Renato Russo, sei que precisamos conhecer mais de perto o trabalho destas bandas para entender melhor como nasceram, floresceram e foram tão representativas para o país. Principalmente porque vieram de uma cidade mais conhecida nacionalmente pelos "bandos" que abriga.

    ResponderExcluir
  5. Estou com muita vontade de assistir.. Pena que aqui na minha cidade não tem cinema, então terei que esperar um pouquinho!
    beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Queria tanto assistir... to ansiosa! quem sabe ainda não vejo. Adorei sua análise Ro. Tinha visto algumas negativas e essa me encorajou

    ResponderExcluir
  7. Passando pra deixar meu abraço e prometer visitá-la com mais atenção quando o Pc estiver legal,
    estou fazendo o mínimo que posso pra nao perder o hábito rs fico mais lenta, mas vou voltar breve;
    Gosto dos filmes que resgata tempos passados e esse não vai tão longe o
    que instiga saber mais do cantor e ídolo de um tempo que marcou,
    beijos florzinha

    ResponderExcluir
  8. Olá! Seu blog é muito informativo! Estou louco pra ver esse filme! Se a Srta permitir, a seguirei! abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Rovênia, é tão gostoso relembrar coisas boas do passado. E você escreve muito bem. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Renato Russo, sempre uma referência..quero assistir esse filme!! Boa dica.Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei o filme. Quando vejo esses, só tenho mais certeza que eu nasci na época errada. Eu queria ter vivido aquele movimento! :/ Queria ser dessa era de liberdade.

    ResponderExcluir
  12. Vou te confessar que eu não tava com vontade de assistir ao filme. Não sou fã do renato por ser uma ignorante em relação as suas músicas e ao legado que deixou. Só escuto falar por ai da genialidade do moço. Depois de ler seu post, vou dar uma chance à história dele. Quem sabe me surpreendo? Beijos linda!

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir
  13. Tô querendo muito ver esse filme justamente por esse cenário histórico dos anos 80!
    Tudo cheio de atitude e gritos que ecoar até hj!
    Adorei tua resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Apesar dos conflitos da adolescência,foram lindos os "meus anos 80" rssss perfeitos, me orgulho por ter vivido tudo isso.

    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!