Páginas

Translate

A vida é bela

Foto: Tumblr
... e preciosa demais. Pode não ser fácil e certamente imita a natureza em suas montanhas e depressões, mas podemos ser invencíveis. Admiro quem luta, quem não reclama diante das dificuldades. Segue, insiste, vence e coleciona histórias para orgulhar a si mesmo e a humanidade. 

Somos capazes de maravilhas, mas somos capazes também de horrores. Não sei o que acontece em Brasília. Desde a morte do índio Galdino em 1997, queimado enquanto dormia numa parada de ônibus da Asa Sul, o gatilho da crueldade mantém-se pronto para novos disparos. O horror repetiu-se novamente esta semana numa briga entre duas mulheres. Leiam aqui. Como a barbárie teve como palco uma quadra residencial em frente ao Colégio Marista de Ensino Médio, o diretor José Leão da Cunha Filho propôs uma reflexão sobre a violência. Abaixo reproduzo parte do texto tão bem escrito:


"Há uma onda de desvalorização da vida no planeta, seja dos homens, seja dos animais e das árvores. Parece que ferir é normal, até mesmo atear fogo numa pessoa, como ocorreu agora na Quadra em que o Maristão se situa. Alguns podem desejar tratar o caso como episódico, porém, o que se observa em todo o país é uma crescente escalada de atentado à vida, sobretudo de mendigos, que vez por outra são queimados vivos ou mortos nas ruas e praças.
(...) nossos alunos (...) estão em idade fértil para a reflexão, assim, costumam ser socialmente inquietos e, em geral, desfrutam de forte senso de humanidade. Eles querem viver de maneira plena, como nos convocou Jesus Cristo: 'Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância' (Jo 10, 10).

A vida é bela. É imperativo que cada um de nós aprenda a apreciá-la, tanto para si, quanto para os outros."


"Tem quem se proteja
por trás
de uma barragem
de bons dias
boas tardes
boas noites
assim não tendo
que ver o que está passando."


7 comentários:

  1. É para se refletir, repensar, cutucar, mudar, orar e ter esperança de dias e pessoas melhores

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto e gesto desse diretor ao escrever tais palavras. Realmente a vida pode ser bem bela, evitando certas atitudes. beijos,sempre bom te ler! chica

    ResponderExcluir
  3. A vida, que é tão preciosa, tem caminhado o trajeto da banalidade. É muita frieza e muita crueldade. Infelizmente. Começar pelos pequenos já é um passo importantíssimo para garantir um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  4. O sociólogo Zygmunt Bauman falando sobre os dramas próprios das sociedades, chama nossas experiências sociais de vida líquida.

    Diante da crescente violência, sou levado a crer que talvez tudo esteja líquido demais, os valores que escorriam pelos boeiros, agora escorrem em nossos ralos, pois os dramas já batem à nossa porta. Inútil não perceber.

    Abraço,Rovênia!

    ResponderExcluir
  5. Rovênia, leio-te a pouco tempo, mas suas crônicas, além de humanista, nos leva a reflexão. Belas as suas mensagens otimistas. Parabéns. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. resta a espera, a sabedoria e a paciência
    para saber que o outro tempo indelével
    é chamado de eternidade!


    beijo

    ResponderExcluir
  7. Rovênia, a vida é bela sim, as pessoas que não são.
    O ser humano trás dentro de si uma crueldade que não consegue ser controlada as vezes.
    Talvez por restinhos animalescos que temos...

    Ontem vi um documentário falando sobre o quanto os chipanzés são violentos e vão para a guerra diariamente por território... Deve vir daí, vai diminuindo com a evolução eu acredito!

    Mas é revoltante mesmo!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!