Páginas

Translate

Deliciosa sobremesa



O que é grafenola? Semana passada pulverizei o ambiente de trabalho com a minha curiosidade. Li um texto, de um escritor português, que falava dessa "deliciosa sobremesa". Pergunta daqui, procura ali, e chegamos a um acordo ortográfico entre Portugal e Brasil. Grafenola é o mesmo que gramofone. 

Recuei até a minha infância e lembrei-me desse instrumento charmoso com aquela tuba retrô pode onde saía a melodia preferida da minha avó paterna: Tema de Lara, do filme Dr. Jivago. Entendi a metáfora tão bem empregada pelo escritor português! E olha que teve jornalista aqui achando mesmo que grafenola era um típico doce português. 

Essas coincidências são engraçadas. Falamos e não falamos a mesma língua. Às vezes não nos entendemos. Mas a minha curiosidade ainda rendeu mais. Alguém disse que gramofone e radiola são a mesma coisa. Então quis saber a diferença entre radiola e vitrola. Não se aflijam porque vitrola, radiola, toca-disco ou gira-disco (no português de Portugal) são a mesma coisa. 

Lembrei-me então dos toca-fitas. Alguém não sabe o que é? Como a tecnologia nos transforma rapidamente em primitivos da caverna! Com tablets nas mãos e acesso a ipods, os jovens de hoje devem achar que sou do tempo dos dinossauros. E máquina de datilografar. Será que existe datilograr no dicionário online? Ou essa palavra foi extinta. Vou digitar aqui para pesquisar ... 

Preciso contar que, um dia desses, alguém daqui jogou o Aurélio no lixo. Uma amiga achou, reclamou do absurdo com todos os "bah" e "tchê" nervosos do seu gauchês, mas quer doá-lo. Está em bom estado e guarda palavras antes da reforma ortográfica. Alguém quer? 

Será que procurar palavras pela ordem alfabética já está no caminho do esquecimento? Fico imaginando o futuro. Daqui a pouco será o próprio livro que lerá para nós desde, é claro, que você dê o comando de voz. Como? Já existe isso...?





7 comentários:

  1. Isso é mesmo interessante de se ver e observar. Palavras e seus significados. Usos e desusos. Lindo ver o gramofone. E a música! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Algumas palavras vão caindo em desuso porque o objeto que as originou já não existe mais. Uma vez fiz um post sobre penteadeira e vi, surpresa, que os decoradores "modernos" estão trazendo ela de volta. Por isto, é bom guardar o dicionário, um dia ele ainda vai ser usado. Agora, um puxão de orelha!!! Tema de Lara é eterno, não é a música da avó - mais respeito porque foi a música da minha adolescência e já dancei muito agarradinha sonhando com o Dr. Jivago me aquecendo no inverno russo.

    ResponderExcluir
  3. Eu jogáva com os amigos e, depois, com meus filhos, um jogo muito divertido com o dicionário.
    As regras eram assim:
    - a cada rodada, uma pessoa ficava com o dicionário, escolhendo uma palavra ao acaso, de preferência que ninguém conhecesse, e há muitas delas ali,
    - os outros, sem saber a real definição inventavam definições e entregavam ao que estava com o dicionário;
    - o que estava com o dicionário lias as definições misturadas, incluindo a do dicionário;
    - cada um, exceto o do dicionário, votava em uma das definições;
    - cada jogador que votava na definição correta, fazia um ponto;
    - cada definição inventada que recebesse um voto, dava um ponto para o inventor da definição;
    - se ninguém escolhesse a definição do dicionário, o que estava com o dicionário ganhava um ponto.
    O mais interessante é que se fazia mais pontos inventando definições mais convincentes do que as do dicionário;
    A grafenola e seu texto me fez lembrar deste jogo :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. por exemplo, a grafenola, podia ser uma mistura de gãos de centeio, afalfa e feno, alimento composto para criação bovina...rs... uma adaptação da granola para os nossos amigos ruminantes, é assim que é jogo.
    Podia ser também um composto químico tendo por base o grafite e substâncias ôrganicas fenólicas.

    ResponderExcluir
  5. ... em qq língua, no fundo, no fundo o bom mesmo é ter um coração pra sentir...né?

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Lendo esse post lembro da minha mãe jogando a Enciclopédia Mirador no lixo... vc lembra que tinha um vendedor que batia de porta em porta vendendo isso?

    Kisu!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!