Páginas

Translate

Pé no chão!

Foto: Letícia Verdi
Daqui a pouco o segredo acaba e mostro o rostinho do filhote. Enquanto isso deixo por aqui algumas pinceladas. A entrevista abaixo foi feita a pedido da editora para divulgação. Nada mais justo que deixasse vocês lerem primeiro. Assim, descobrem um pouco mais sobre as linhas que virão. 


Quando surgiu a ideia de tornar-se escritora?
Todos nós podemos ser escritores. Somos donos de histórias, mas ter um livro publicado não é sinônimo de ser escritor. A minha preocupação é escrever mais e cada vez melhor. Pode ser que algum dia queira ser escritora ou me vejam como uma. Por enquanto, sou aprendiz do que leio, do que vejo, do que sinto.

A história que você conta no livro foi a sua primeira ideia de enredo?
Quando a gente se torna mãe, as histórias infantis pedem para nascer. Sou mãe de gêmeas e, cada noite, dominada pelo cansaço, em vez de ler achei mais fácil inventar aventuras. O Caderno da Menininha traz um pouco da minha infância para satisfazer a curiosidade das minhas menininhas. Que criança não tem curiosidade em descobrir como era a mãe na idade de menina?  

Qual foi a pior parte no processo de edição/criação do seu livro?
Não teve a pior parte. Cada dia era uma surpresa. Costumo dizer que nunca sei o final das próprias histórias que invento. E é verdade!  Elas têm vida própria. São as palavras que me ditam o enredo. Talvez a pior parte seja receber as críticas que virão.  Terei de ser sábia para saber ouvir as opiniões desfavoráveis. São as melhores.  

E qual a melhor?
A melhor parte foi descobrir o rostinho da Menininha, a cor do seu cabelo, se seria liso ou encaracolado, as roupinhas divertidas. Invenções da ilustradora Virgínia Caldas, que soube traçar humor e graça. Foi uma parceira e tanto. Outro presente veio do escritor gaúcho Sergio Napp, que faz a apresentação da contracapa.  Aos dois, curvo-me em reverência. 

Algum personagem é inspirado em alguém que você conheça?
Humm... acho que já respondi! Estou e não estou no livro. Uma parte sou eu, uma parte é invenção. E nisso está a graça, porque nem eu mesma sei o que foi verdade e o que foi invenção da cabeça da Menininha.

Quando surgiu o seu gosto por leitura?
Os primeiros adjetivos que utilizei nas “composições” de escola eram ornamentos que a minha mãe me presenteava. Ela tinha um prazer imenso em se espichar no sofá da sala e passar horas lá lendo.  Foi minha musa inspiradora. Depois aprendi a gostar de passear pelas prateleiras de livros das bibliotecas. Tinha um cheiro bom, um cheiro de conhecimento doidinho para ser descoberto. Era só abrir as páginas...

Quais são os seus autores preferidos?
Uma pergunta difícil, não é? Gosto de tantos, mas prefiro aqueles que não conheço e que me darão a sensação, na última página do livro, de ter me tornado um tanto órfã.

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?
Ler, ler e ler.

Um sonho:
Que a leitura não seja privilégio no Brasil. Infelizmente ainda é.

Uma palavra:
Educação.

O que mais gosto é?
De ler e escrever. E vice-versa.

O que mais odeio é?
Aquele tempo de espera forçado, com senha na mão, e não estar com um livro de papel ou digital na bolsa.  É o tempo desperdiçado.

Deixe uma mensagem para os leitores.

Quem lê vai aprender a escrever e a gostar de ler e de escrever. É uma ordem cíclica.  A Menininha, por exemplo, carregava um caderninho na mochila e anotava ali a poesia da sua infância. Que inspire outras menininhas a voarem...

20 comentários:

  1. Linda a foto.
    Doce novidade!
    FELIZ por e com vc :)
    Na espera, na fila de autógrafos e com a mesma esperança de que a leitura seja mais acessível e presente, aqui no Brasil e mundo afora, que seja de qualidade, que dê assas e raízes a leitores e seus espaços interiores e exteriores.

    ResponderExcluir
  2. Rovênia, que deliciosa entrevista. Que maravilha ser mãe de gêmeas. Sabe que foi um sonho que não realizei: ter gêmeos. Quanto a contar histórias, eu as contei muito aos meus filhos quando eram pequenos, e agora estou me preparando pra contar para o netinho que está por vir. Desejo muito sucesso a vc,com seu novo livro. Eu tb, adoro ler, escrever, e fotografar tudo que vejo pela frente. um bom dia a vc.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, tua foto está linda!! E a entrevista tri legal e me deixou ainda mais curiosa!! Vou esperar mostrares..Parabéns!!!bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Um excelente entrevista de um ótima (e linda!!!!) escritora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    O bom destas entrevistas,
    é a revelação de um lado humano,
    que nos aproxima de quem escreve,
    como se fosse um amigo próximo
    conversando conosco.
    Além do que,
    se lê em cada resposta,
    verdades que nos fazem
    desejar ver a obra
    que nasce deste coração.

    Cada dia um sonho.
    É o que desejo aos que ocupam
    o meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    Parabéns pela sua linda foto, a entrevista está excelente (só podia estar) , sobre a leitura pergunto-me muitas vezes, para alem de aprendermos, será que não alteramos a nossa personalidade ao absorver livro após livro?
    Abraço
    ag

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Uma entrevista que nos faz perceber a sua sensibilidade, carisma e aprendizado constante.
    Adorei saber de vc desse jeitinho.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Rovênia.. perguntas muito bem feitas.. e realmente é tudo como foi falado.. todos podemos ser.. tudo já esta em nós.. e um dia vamos ter o reconhecimento merecido abração e um lindo dia

    ResponderExcluir
  9. Olá Rovênia.

    Que bom conhecer mais um pouquinho de você.
    Mãe de gêmeas... que aventura!

    Abraço.
    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. [... você consegue sentir o cheiro das histórias,
    como se elas fossem estações do ano....]

    ta linda na foto!

    beij0

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Rovênia, PARABÉNS!!!! Avise quando estiver disponível pra gente prestigiar!!! ;)
    Muito sucesso pra vc!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa à espera deste livro. E sei que a menininha será linda como você.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Tenho certeza que vai ser um sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Rovênia! É um trabalho, de longe, já maravilhoso. Adorei as respostas, foram inspiradoras.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Aguardando a Menininha, ansiosamente...

    ResponderExcluir
  16. Rovênia,

    mais uma vez, parabéns pela realização, que é um presente para nós que acompanhamos e admiramos tua escrita.

    Meu feliz abraço!

    ResponderExcluir
  17. Novamente, te deseja tudooo de bom! Estou ansiosa para ler teu livro! Beijo

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!