Páginas

Translate

Fartura divina


Arquivo pessoal - Avignon/2014
 As viagens são fontes importantes de conhecimento e nos levam a refletir sobre a história da humanidade. Houve um tempo em que os católicos dividiram a sua fé entre dois papas, o de Roma e o de Avignon, na França. 

Um palácio luxuoso foi construído então para rivalizar com o poder do Vaticano. Como estava com fome danada, decidi enganá-la anotando a quantidade de alguns dos ingredientes: 38.900 ovos, 36 mil maçãs, 914 cabritos, 700 kg de pimenta, 600 kg de amêndoas e mais e mais... Tudo isso para o banquete de coroação do Papa Clemente VI, em 1.342. 

A chamada  "cuisine haute'', por exibir uma chaminé de 18 metros (foto), tinha a capacidade de assar várias carnes ao mesmo tempo. No total, foram servidos cinco pratos para mostrar o poder papal. Perdizes e pombos eram valorizados por estarem "mais perto do céu". E a canela, gengibre e o açafrão, condimentos caros para a Europa da época, eram fartos à mesa por serem considerados divinos. De sobremesa, bolos de mel e vinhos aromatizados. 

Acham pouco? A fartura no palácio papal era rotineira. Todos os dias, as sobras alimentam mais de 1.200 necessitados. Saciada a fome pelo exagero dos números, parei no quarto de dormir da Sua Santidade. O tempo apagou as cores das flores pintadas nas paredes e o brilho do chão de azulejos onde ainda se podem ver outras flores, plantas, peixes e aves. Era ali, que os papas ouviam o canto triste dos rouxinóis. Eles eram grandes apreciadores dessas aves e, por isso, as mantinham presas nos seus quartos.   

Bom fim de semana! 


8 comentários:

  1. Essas farturas me fartam! Detesto exageros, gastações, desperdícios. Lembro quando morava n Itália, no Museu do Vaticano, me deu uma ira ao ver tanto ouro pro lá e tanto povo" comum dos mortais" passando trabalho e fome.... Não gosto meeeeeeesmo disso! Fico p da cara! bjs lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Rovênia.. Muito luxo.. coisas grandiosas para impressionar.. jesus pregava numa pedra ao ar livre...
    hj em dia as pessoas buscam pela casa de Deus,, igrejas templos.. quando o mesmo não quer nada disso.. quer apenas que as pessoas se libertem dessa prisão orquestrada por estes santos. ou que se consideram santos..
    bjs e um lindo dia

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo Rô!
    Adorei as imagens e as informações!
    Grata pela visita ao Blog! =)

    Vanessa Vieira

    ResponderExcluir
  4. oi Ro

    Lindíssimo, grandioso.
    Mas a sociedade sempre foi desigual.
    Mas é legal viajar e conhecer esses locais que marcaram histórias.

    bjokas e Feliz dia das Mulheres =)

    ResponderExcluir
  5. Impressiona! como tantas outras 'coisitas 'nesse nosso mundo !
    Muito bom o texto Rovênia
    Também quero rouxinoís ... voando e chilreando na minha janela ... rs
    bom sábado florzinha.

    ResponderExcluir
  6. Quero viajar para muitos lugares :)

    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Os rouxinóis, com sua pequenez suavizaram os exageros nos gastos e desperdícios.
    Ouvir Katie Melua, é sempre bom, sou fã.Ouço todos os dias.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Interessantíssimo, gostei.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!