Páginas

Translate

Bullying atual


Dá para escrever rapidinho o pensamento de agora há pouco. E sem medo de errar porque o computador ajuda a desmanchar. Ooops ...ajuda a de-le-tar. Estava pensando sobre as bobagens que nos apressam tanto e como era bom o tempo em que se precisava de pouco para acertar.

Antes, até ligar para uma pessoa era um momento especial. Tínhamos palavras guardadas e doidas para emocionar. Telefone em casa era luxo e o orelhão da esquina era um serviço público. Abrir uma carta entregue pelo carteiro, reparar o contorno trêmulo e caprichado das letras, o cuidado para não rasurar o papel. Hoje, só há contas a pagar na minha caixa dos correios.

Eu, confesso, fiz aula de datilografia na adolescência para aprender a escrever à máquina. Era uma espécie de terapia que não funcionava nunca. Eu ficava sempre ner-vo-sa e errava os dedos das teclas. Não se podia errar de jeito nenhum. Cada erro era a prova de inabilidade e a moça fazia uma cara de brava, de que não havia futuro pra mim. Depois inventaram a fita corretiva e foi então permitido errar sem ter que embolar o papel e começar tudo de novo. Eu adorava essa fita corretiva.

Hoje o mundo é outro e essas coisas do passado, minhas e de outros, são memórias de museus pessoais. Precisei de uma sacudidela de uma das minhas filhas para cair nesse nosso mundo real, e reduzir a velocidade antes de levar mais uma multa.

- Mãe, estou sofrendo bullying na escola.

- Como assim? Por quê?

- Estou me sentindo discriminada porque sou a única da sala que não tenho WhatsApp ...
...
 - Mãe, mãe! O semáforo já está verde!


10 comentários:

  1. Palavras lindas e que me fizeram reviver momentos nas aulas de datilografia, nas erradas na máquina com o chefe atrás esperando que eu redigisse reclamatórias para ele apenas assinar...( Essa parte dá uma raiva até hoje,mrs..) Mas ao final, tive que rir... Esse susto foi mesmo forte!! Que coisa! faz pensar!rs bjs, chica ( diz pra tua filha que aqui em casa ninguém tem e somos bem grandinhos,rs)

    ResponderExcluir
  2. Também lembro das aulas de datilografia...manual e elétrica (top!)rsrsss
    É isso mesmo, hoje em dia temos que ser rápidos demais... às vezes penso não ser capaz de acompanhar. Ai de mim...:))Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Esses são os sintomas da modernidade... a tecnologia facilita muito a comunicação, porém também atrapalha. O ''cara a cara'' e ''olho no olho'' foram substituídos por uma tela de computador ou celular.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. kkkk, olha Ro é engraçado ao mesmo tempo preocupante essa modernidade.
    Eu sempre fui de escrever cartas, desenhar, comprar papeis de carta perfumados rs...
    Adorava escrever para amigas, mandar cartões de Natal.
    Hj em dia é tudo e-mail, sei lá qual foi a ultima vez que recebi uma carta.
    Tudo de certa forma vai se modernizando e perdendo o sentido.
    Vejo adolescentes escrevendo tudo errado em redes sociais, vejo mensagens sem pé nem cabeça rs...
    Vejo tb cada um deles se tornando escravo da tecnologia, pq se a internet cai é um Deus nós acuda rs...
    Sdd das cartas, sdd dos papéis de carta, sdd dos cartões e postais... sdd

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Esta "padronização" de grifes, objetos, modas e modismos vão criando parâmetros do certo e errado. Como negar o pedido de um filho? Como ensinar que existem valores mais importantes? Eu sempre respondo que não tenho WhatsApp porque prefiro Webjet.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao byllying, Chaplin diria, 'tempos modernos'...

    Confesso que até hoje tenho um diploma de datilografia (não conte pra ninguém!), não tenho coragem de jogá-lo fora.

    Sempre adorável estar aqui.

    ResponderExcluir
  7. Ah, essa tal tecnologia... para mim é, às vezes, quase um "massacre"! (risos) Quando penso que estou indo muito bem, descubro que estou atrasadíssima, por isso ainda guardo (também) o tal diploma de datilografia!

    ResponderExcluir
  8. Preços que se pagam pela modernidade...ás vezes, nem sei se vale a pena!!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  9. Sofri esse mesma pressão e não tive até querer ter
    Não tenho face sofro a mesma pressão
    Por minha vontade e necessidade fiz o tal zap e uso a meu modo
    Sem som de aviso de mensagens, respostas só qd acho necessário, sem saco para vídeos, com respostas sobre coisas que julgo impróprias, nada de fazer parte de grupos etc etc etc
    Dia desses após um dos muitos comentários além dos likes que dou no Instagram, me disseram: Não comenta, só é para dar like
    Pensei, se não fosse pra comentar não tinha a opção, comento, ponho frases, textos, hastags e o que me der na telha
    Foto ão vai em tempo real para o meu, ponho novas, antigas...
    Tenho whats, celular com post it virtual e bloco de papel na bolsa, uso o que quero como quero e se alguém vem com discursinho pra cima de mim, eu rio qd tô de bom humor e digo que tá na moda ser retrô, ou digo que sou adepta do Projeto vida, cada um cuida da sua :)

    ResponderExcluir
  10. Tudo foi dito e bem dito no texto e comentários.
    Meu celular é daqueles antiguinhos ainda_ minha filha reclama _ vamos comprar outro mãe!! kkk pra quê ?_ chega de tanta parafernália _ já me preocupa o tempo que passo na internet ,meus livros amontoados sem que eu possa ler porque preciso estar aqui ...rs será que preciso? e vamos seguindo nessa lufada de tecnologia que parece não ter fim...
    Adorei voce Rovênia , sempre muiiito bom vir aqui.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!