Páginas

Translate

Nossa versão editada

Imagem: pinterest
Um dia desses assisti a um programa na tevê em que se comentava sobre os textos postados nas redes sociais. O tópico era sobre a versão editada de nós mesmos. Foi o bastante para me tirar a atenção da discussão e, por alguns instantes, fiquei refletindo sobre o assunto.

Escrevemos, desenhamos, rimamos para os outros e para nós mesmos como poesia declamada, inequívoca, após ensaios. Poucos são os corajosos que deixam expostos os defeitos e as palavras feias. Ninguém (ou quase ninguém) se vende como mal-humorado, pessimista, endividado. É a nossa versão editada da vida em "florisbela".

Como tão bem escreveu Kanavillil Rajagopalan, professor de linguística na Unicamp:

"O que narramos nunca é nossa vida tal qual realmente vivida, mas a vida como ela foi vivenciada. Isto é, toda narrativa é uma reflexão sobre nossas experiências de vida e sobre os eventos marcantes ocorridos ao longo dela, um esforço de recuperação, mais ou menos confiável e agradável, das experiências passadas a partir de cacos de lembranças vagas espalhados pela memória, tornada factível graças ao olhar retroativo do qual dispomos após passar por elas" (grifo meu). 


7 comentários:

  1. Rovênia, já cheguei a implicar muito com isso, a exacerbação da felicidade no mundo virtual. Hoje, nào mais. Fosse para ver, ler e escrever o horrível de nossas vidas, temos os jornais ( aqueles que espremem e saem sangue! ), os noticiários sensacionalistas e ainda podemos escolher de qual rede social participaremos. Os blogs são uma rede social, claro que nem perto da grande soberana, e neles, já vi ( li ) muita gente se expondo, mostrando seu lado difícil, feio.
    O que acho ruim é a pessoa que tenta ser na vida real toda a sua edição da virtual. Certamente vai quebrar a cara!
    Estava com saudade, que bom que voltou. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Sempre que te vejo aparecer na minha lista fico feliz... E nas redes, o belo, o luxo é mostrado e tantas vezes, tão, mas tão diferente da real! Equilíbrio em tudo é preciso e recomendável! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. É uma forma prazerosa de reviver, quem sabe reconstruir num sonho, num livro, todas as ilusões, desilusões também! abraços

    ResponderExcluir
  4. Você hein? Sinto muito a sua falta por aqui... e como bem disse Chica, também fico muito feliz quando você aparece na minha lista.:))
    Então Rô... confesso que eu mesma, me sinto travada ao falar das minhas insatisfações ou do meu "lado negro" nas redes sociais. Lembro que uma fiz isso, e lembro também que me senti uma coitada, pois os comentários, inclusive de pessoas que conheço muito bem, deram a entender que eu era a única pessoa insatisfeita naquele momento. Será? Beijos!!!

    ResponderExcluir


  5. Sdd de tu.
    Obrigada pelo carinho e amizade.
    Acredito que muita gente usa as redes para mostrar uma realidade paralela e perfeita.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse desvio padrão (e muitos outros)
    Na redação da escola e nas brincadeiras de questionários e testes da adolescência, bem como nas entrevistas de emprego, na enumeração dos defeitos, me sentia bem mais a vontade que na das qualidades
    E não disfarçava ou media, nem meço os tais
    Beijos mais

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!