Páginas

Translate

O bom samaritano



            Gasolina na reserva, eu não tive dúvida: baixei os vidros do carro e desliguei o ar condicionado. Hora do almoço, sol a pino, era uma forma de economizar gasolina até abastecer, embora o meu filho de 15 anos, matérias e mais matérias do ensino médio na cabeça, já tenha brigado comigo por conta disso.
__ Não adianta nada isso, mãe!
Mas, eu jurava que tinha tudo a ver. E, assim, toda vez que o alarme avisa que a gasolina está na reserva, automaticamente desligo o ar.
A caminho da Asa Sul, ainda decidindo se fazia as unhas ou almoçava, o semáforo ficou vermelho. Um homem jovem descabelado, barbudo, e vestido com a camisa do flamengo veio na minha direção. Ai, ai, ai, por que não estou com os vidros fechados!...
__ A senhora tem um dinheiro para eu almoçar?
__ Não, desculpe, estou sem dinheiro hoje.
Mentira. Até que por milagre tinha R$ 65, 00 na minha carteira. Dava para fazer a mão e almoçar se tivesse tempo para os dois.
Sigo uma norma, criada por mim mesma, de nunca dar dinheiro para os pedintes. Sei lá se vão comprar droga ou pinga. Mas depois do que ele me falou, vou mudar de atitude:
__ A senhora esqueceu o cinto... e não deixe a bolsa no banco da frente com o vidro aberto!
Ele disse isso e se afastou. E eu fiquei ali, sem tempo para agradecer. Fechei o vidro do lado da bolsa e fui fazer as unhas. Ah, se arrependimento matasse... Por que não dei dinheiro para ele? Se vai comprar o almoço ou não já não é mais problema meu. Eu, pelo menos, teria feito a minha parte. Aliás, não é essa a lição do bom samaritano? E se fosse Cristo disfarçado? Ah, tá bom, ainda que não fosse Cristo, poderia ser uma boa pessoa destroçada por essa vida que é não nada fácil.
E quanto a baixar os vidros e desligar o ar condicionado para economizar gasolina? Amigos me garantiram que a economia é tão ínfima, que não vale a pena sofrer com o calorão.
Então, por segurança e conforto, dirijam com os vidros fechados e ar condicionado ligado. Quando a dar dinheiro aos pedintes dos semáforos... cada um que siga a sua consciência e durma em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário!