Páginas

Translate

Coragem para viver


Martha Gellhorn e Hemingway (foto do Google)


Fui simplesmente atropelada nesse feriado. Aquela lista preparada na véspera de tantas coisas pra fazer de nada adiantou. Tive de desmarcar compromissos e adiar outros. Não consegui sair da cama, impedida por uma dessas horas em que o corpo exige um “basta”.  E ainda tive de ouvir a frase mortal do meu marido:
- Ótimo! Só assim para você ficar quieta!
Passei o feriado evitando abrir os olhos para não ver o teto rodando, rodando, atrapalhando meus pensamentos. Só no fim do dia, comecei a melhorar e, às 22h, consegui ver um filme na tevê. Interessante, contava a relação de Martha Gellhorn, jornalista correspondente de guerra, e de Ernest Hemingway, que todo mundo conhece.
Ficam como sugestões de presentes. Neste Natal, vou ser prática. Darei livros para todos: de crianças a adultos. A Face da Guerra, de Gellhorn, e Por quem o sinos dobram, de Hemingway, são opções.  A relação dos dois durou cinco anos. Terminou, eu acho, quando o machismo do escritor deixou escapar que ela “se fez” graças a ele. Ela, em entrevista anos mais tarde, amargurada pelos horrores que presenciou, disse que sua vida não era um rodapé de livro.
Enfim, que tal ler os livros dos dois para tirar as próprias conclusões? Dela, no filme, Hemingway comentou que nunca havia conhecido uma mulher com tanta coragem. Dele, no filme, Gellhorn disse que a pessoa que o escritor mais torturou foi ele mesmo.
Hoje, ainda meio tonta, saí de casa para o trabalho. No caminho pensei nessa vida louca que a gente leva, sem tempo para respirar e reparar nas coisas. Somos escravizados por nós mesmos. Não, não quero essa vida de falta de tempo em 2013. Está na hora de colocar em prática aquela outra frase do meu marido:
- Essa vida é para quem tem coragem ...
                  

5 comentários:

  1. O bichinho escondeu errado o segredo hein!!!
    Mas espero que já estejas melhor. E adorei as dicas dos livros e do filme.

    Ótima esta reflexão sobre o tempo! Amei!

    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rovênia, há males que vem para bem. Nosso organismo sinaliza quando estamos exagerando na capacidade de viver bem e feliz.
    Quando ví aquela lista já imaginei que se fosse minha eu a rasgaria. Enfim... graças a Deus você está bem.
    Se cuide e siga com carinho essa frase da sua postagem:

    "Somos escravizados por nós mesmos."

    Preste a atenção e não se esqueça de que já foi abolida a escravatura.
    Estimo que melhore rápido
    Um abraço terapêutico
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Oi Rovênia
    O feriado foi com chuva e aproveitei para nada fazer rs ou seja nada dessa famosa listinha que quase sempre as mulheres fazem... na vida de homem nao tem lista,não é? bem melhor... rs
    Ler é o meu melhor prazer e estou grudada no livro do Diogo Mainard -'A Queda', onde conta alguns episódios do filho que tem paralisia cerebral-emocionante como tudo que se relaciona a sentimentos paternos.
    E cá estou lendo seu texto e já listando as dicas dos livros rs
    ah! quem conseguirá ficar sem elas?
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme outro dia, achei interessante, cenas oscilando em preto e branco e cor, meio psicodélico, como um romance se mesclando com documentário. Amor em meio à guerra deve ser assim mesmo, ponto para o diretor e ponto para você, pelo bom gosto!

    ResponderExcluir
  5. Pois é...sempre me lembro do Guimarães Rosa quando o assunto é coragem...
    "O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem."

    Meu carinho e desejo de mta coragem, por ai e por aqui :)

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!