Páginas

Translate

Reflexos da infância?

Imagem favim.com


Uma é menina, iniciando a vida e com todo o tempo do mundo. A outra vive à cata de mais tempo. Na aula de francês, leram um texto do médico William Lowenstein – Ces dépendances qui nous gouvernent - que destaca o vício pelo trabalho - “les workaholiques” . A palavra é um neologismo inventado nos anos de 1990 pelo norte-americano Wayne Oates, que juntou os termos work + alcoholic.
                No meio das aulas, em meio a todos os outros problemas psicológicos citados na lição, as duas revelaram os seus. A mais nova, linda e com aparência de perfeita, contou do armário hiperorganizado, com roupas separadas por cores. A aluna mais velha, bonita e com aparência de resolvida, não resistiu:
                - Mas isso não é um problema! É uma qualidade!
                A mais nova replicou:
                - É um problema, sim, e não sou cega diante dele. Ninguém pode mexer no meu armário. Eu sou capaz de perder um tempão organizando-o e choro em pensar que alguém pode entrar e mexer. Minha mãe já sabe e deixa meu quarto trancado.
                Então, a outra aluna revelou o seu problema:
                - Ando tão apressada que não enxergo sinais vermelhos, esqueço os vidros do carro abertos no estacionamento. É que fico pensando em tudo que preciso fazer. Uma vez até esqueci onde tinha estacionado o carro. As quadras residenciais em Brasília são tão parecidas, que não sabia em qual deixei o carro. Sabia que era por ali, mas de salto alto, as nuvens cinzas ameaçando despencar logo o temporal, atrasada para o próximo compromisso, não tive dúvida. Liguei para um táxi. Expliquei que não estava bêbada, nem drogada, mas que precisava da ajuda dele para achar o carro.
                A turma toda riu, como se não tivessem cada qual os seus. Até que outra aluna revelou outro problema:  o vício pelo trabalho. Não consegue chegar tarde e nem sair cedo. Leva trabalho para casa; no almoço, o assunto é o trabalho. No Facebook, idem. Na visão de Lowenstein, os workalcoholics procuram admiração, estima.  “Mais ou menos, segundo os testemunhos de amor recebidos durante a infância”.

Enfin... essas dependências que nos governam!
Um bom fim de semana!


6 comentários:

  1. Rovênia, que gostosinho ler essa postagem. Me obrigou a pensar um pouco na vida. Trabalho com informática e estou trabalhando agora. A postagem me fez pensar: Será que devo continuar o trabalho ou fico direto nos blogs.
    Vamos ver...
    Grande abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Oi Rovênia
    Sempre desconfiei de traumas da infância ou coisa que o valha, visto que a minha não foi lá essas coisas e considero-me bem normal, salvo qualquer engano rs
    As dependências vamos adquirindo desde o berço( quem os tem),e também vamos deixando pra trás a medida que o tempo nos empurra a realidade .
    Estou gostando muito de vir prosear um pouquinho com voce,
    _tenho boa leitura e boa música.
    Obrigada pela partilha
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Mundo contemporâneo, parece que evoluímos rumo a um estilo de vida que na verdade acaba nos trazendo retrocessos, o que fazer? Vai saber... Estamos todos no mesmo aquário.

    Adorei a reflexão que me levaste com tua prosa, sempre perspicaz, Rovênia. Tens esse dom, de beliscar nossos pensamentos.

    Um abraço e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. A vida é tão rara.
    Eia a um dos versos da música linda com que nos presenteastes Rovênia. Nossa, que mundo de pensamentos me vieram este post.

    Às vezes damos tão pouco valor a vida, perdemos muito tempo. Acho que nossos defeitos podem ser revirados e, aos poucos, se tornando qualidades. rsrs.

    Acho que é isso!

    Adorei, mesmo!!!!!
    Um beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Penso que criamos dependências ao mesmo passo que nos livramos delas, tudo de acordo aos nossos valores, conveniências...
    Qto a Lenine, AMO, e essa música em especial é para mim uma oração.
    Que não esperemos do mundo pois o mundo espera de nós um pouco mais de paciência, independência e coragem :)

    ResponderExcluir
  6. This is really fascinating, You are a very professional blogger.

    I've joined your feed and stay up for in search
    of more of your magnificent post. Also, I have shared your site
    in my social networks

    Look into my web blog - Dr Dre Beats Pro

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!