Páginas

Translate

Aprender a ver


"... é impossível pensar em algo que não tenhamos anteriormente sentido, através de nossos sentidos interiores ou exteriores".  
(David Hume)


O que eu posso ensinar... Posso te aconselhar a ser um observador. É pelo olhar diferenciado que surgem a criatividade, a originalidade, a descoberta. Se a criança não aprende a observar, não aprende a desconfiar, a duvidar e a colecionar os seus aprendizados. Não crescerá, ainda que cresça. Por isso, uma educação que adestra não nos serve. A educação deve ser emancipadora. 

Assim, ao olhar a luz duvide que ela tenha luz própria. Ao admirar as estrelas para desenhá-las apare os seus vértices. Experimente desenhá-las redondas como se fossem sóis. Quem sabe, assim, você acerta ... 

Se eu pudesse escolher um personagem de livro, queria ser a Pequena Princesa, que vivia sozinha num planeta pequenino com vulcões e uma rosa ciumenta. Se essa história não é bem assim? Que me importa se você não acredita! O Pequeno Príncipe desenhou um elefante e todos acharam que era um chapéu. E não era chapéu. Era elefante. Então quem pode me desdizer? Ao lado do planetinha, existia um outro: o da Pequena Princesa, não sabe?

É preciso observar para ver. Quem vê e não observa, de fato viu o quê?  Viu o nada que servirá. Quem observa vê a mais, descobre uma verdade. Desde que somos crianças contam-nos histórias, depois as lemos em livros, em jornais, na internet, mas as mais verdadeiras são as que nós vivenciamos. São as nossas descobertas, a nossa empírica ciência. 

Afinal, pequenas observações não existem. Não existem porque as pequenas observações são sempre enormes. Enormes como os elefantes que voam!

10 comentários:

  1. A primeira frase, super verdadeira, adorei todo o texto, um grande bjo,

    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,Rovênia!! Te ler faz bem.beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Pequeno grande príncipe!
    Pequenas grandes observações, sensibilidades, detalhes que são reflexo e base do todo.
    Elefantes e formigas do dia a dia e dos grandes espetáculos :)

    ResponderExcluir
  4. Um texto muito interessante e gostoso de ler ;)

    Beijos e um feliz 2014 :)

    ResponderExcluir
  5. O seu texto trouxe de volta uma lembrança da minha infância. Minha mãe dizia que era preciso olhar em volta, sempre. Se chegássemos em uma loja, por exemplo, depois de fazer o nosso pedido à vendedora, devíamos observar ao nosso redor e descobrir coisas novas porque pegar o que havia sido pedido era problema da vendedora. E isto deveria ser feito em todos os lugares: dentro de um ônibus à caminho da escola, na igreja, restaurante, nas ruas.

    ResponderExcluir
  6. Moça vc me deu uma boa ideia vou ler hj a noite o pequeno principe para meus afilhados... :)

    ResponderExcluir
  7. Que coisa boa iniciar o dia com um texto tão cheio de pureza.
    Concordo, ser um bom observador é meio (ou todo) caminho andado. Precisamos de uma educação/orientação mais emancipadora.
    Ah, "O Pequeno Príncipe", um dos meus queridinhos.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Minha querida, a maior parte das vezes andamos distraídos e não damos atenção às belezas da vida...
    Gostei muito do teu texto, e da genuinidade das tuas palavras!

    Beijinho grande da

    Cristina

    ResponderExcluir
  9. Sublime!

    Não é a toa que alguns poetas românticos consideravam o sol como sendo o olho do mundo. É que para ver é preciso luz. Teu texto é cheio de luz.

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  10. [sirvo-me daquilo
    que não me pertence]


    beij0

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!