Páginas

Translate

As dúvidas de Eleanor


Dom Quixote por Cândido Portinari
Karl Marx era um sujeito polêmico, dialético em si mesmo. Mas era um pai inspirador. Ao contrário de muitos homens de sua geração, ele tratava os filhos como futuros adultos inteligentes. Lia para as filhas - o único filho morreu de tuberculose - a íntegra dos textos de Homero, Shakespeare, o Anel dos Nibelungos, Dom Quixote, As mil e uma noites, etc. 

Eleanor, uma das suas filhas, ganhou de presente no sexto aniversário seu primeiro romance, Peter Simple¹, que não tardou a ser seguido pelas obras completas de Marryat, Cooper e Walter Scott. 

Assuntos que seriam tabus em outras famílias vitorianas de classe média, o ateísmo e o socialismo eram permitidos na casa dos Marx. Depois de assistir à missa cantada numa igreja católica romana, Eleanor, com 5 anos, disse ao pai ter dúvidas religiosas. 

O pai "ajeitou", elucidando pacientemente a história do carpinteiro que os ricos haviam matado. "Podemos perdoar muitas coisas no cristianismo", disse-lhe Marx, "porque ele nos ensinou a adorar as crianças."

(WHEEN, Francis. Karl Marx. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.201). [Trad. bras.: Vera Ribeiro]

A seguir, o início do primeiro capítulo de Peter Simple, lido pela pequena Eleanor aos seis anos:

¹ "Se eu não posso narrar uma vida de aventuras e façanhas ousadas, felizmente eu não tenho crimes pesados ​​para confessar; e, se eu não subir na estimativa do leitor por atos de bravura e devoção pela causa de meu país, pelo menos eu posso reclamar o mérito por uma continuidade zelosa e perseverante na minha vocação. Nós somos todos de uma diversidade presenteada do Céu, e aquele que se contenta em andar, em vez de correr, em seu caminho atribuído pela vida, embora não possa tão rapidamente alcançar a meta, tem a vantagem de não perder o ar na chegada. Não que eu queira inferir que a minha vida não tenha sido uma aventura. Eu só quero dizer que, em tudo o que ocorreu, eu tenho sido um passivo, ao invés de um ativo, personagem, e, se os eventos de interesse devem ser registrados, eles certamente não foram procurados por mim." (Tradução minha)


10 comentários:

  1. Que texto lindo. Eu não conhecia mas quero, aos 60 e tantos anos, andar devagar porque eu já tive pressa. Aos 6 anos eu até acreditava que podia voar e depois aprendi que é muito importante saborear cada instante.

    ResponderExcluir
  2. Uma forma de estar na vida muito inspiradora.
    Desconhecia estas facetas do Marx.

    Familiar, cristão e filósofo.
    Todos os seus seguidores o sabem?

    Beijinhos e muito obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir
  3. Belísssima postagem, Rovênia.

    As dúvidas de Eleonor, são as dúvidas de muitos de nós. Marx, no fundo sabia, que não são as apenas as lutas de classes que movem o mundo, mas, sobretudo, a postura sincera diante das questões da vida.

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso texto e nos apresentaste Marx muito bem!Gostei! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá! As pessoas iluminadas passam adiante a luz. Ensinam o que já está presente em seus olhos! abraços

    ResponderExcluir
  6. [ e eu e sairei sem enxergar.
    apenas a imaginação será meu mar]

    adorei!

    beij0

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo exemplo. Creio que quando mais sabemos mais livres estamos dos preconceitos, que nos escravizam. Muito bom seu texto, Rovênia. Desconhecia esse lado pai desse polêmico escritor.

    ResponderExcluir
  8. Os seus textos nos inspiram a saber mais, a conhecer mais. Isso é muito bom! Desconhecia essas informações sobre Karl Marx e gostei de saber.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!