Páginas

Translate

Vai um cafezinho?



Imagem: Google
Acordei pensando nesse blog,  espaço que me obriga a escrever algo quase todos os dias, sem pretensão alguma. Mas hoje especialmente estava sem ideia. Fui então tomar um café, aqui na copa do trabalho. Eca, eca! Não deu para engolir. Por que colocam tanto açúcar?
Não tomei o café, mas achei a ideia. Por que o brasileiro gosta tanto de café? Não faço questão dele. Nem sei fazer café. Nas poucas vezes que me arrisquei, exagerei no pó. Qual é a medida certa? Não tem modo de fazer no pacote, já perceberam? Lá em casa, essa é uma tarefa do meu marido. É um ritual lento, quase uma terapia. Ele acorda, coloca a água para ferver, coloca o pó na medida certa no filtro de papel e fica lá aspirando o cheiro do café fresquinho. Eu fico olhando, meio impaciente. Tudo que preciso é de um pingo para o meu leite morno.
Café é motivo para um bom papo, de gentileza. É uma espécie de etiqueta nas casas dos brasileiros. Pelo menos um cafezinho é preciso oferecer. Agora então me vem a lembrança do meu avô paterno. Ele adorava um cafezinho, que minha avó passava naqueles bules de antigamente.
A bebida chegava fumegante. Ela enchia uma xícara e oferecia a ele num gesto de amor. Meu avô levava a xícara aos lábios finos, escondidos pelo bigode branco, bem aparado. Ouvia então aquele barulho que ele fazia para sorver a bebida sem se queimar. Embora o bigode escondesse, eu via um sorriso de satisfação.
Engraçado como o café parece ter nascido entre nós. Mas não é nativo daqui. Foi descoberto na Etiópia, difundido pelos árabes. E embora um terço do café que circula pelo mundo seja produzido no Brasil, não somos nós os maiores consumidores. Pódio que fica com os norte-americanos. A rede Starbucks, por exemplo, utiliza um grão produzido em Minas Gerais. Eca mais uma vez! O café deles é horrível. Ralo, parece mais um chafé.
Ok, não sou tão chata assim. Se é para uma boa prosa até que aceito um cafezinho. Lembrei até de uma animação para começamos nosso dia com uma xícara de humor!  


2 comentários:

  1. Rovênia,

    adoro café, com pouco açúcar. E confesso que adorei passar aqui depois do almoço para compartilhar esse cafezinho que serviste de forma tão agradável.

    Café é como você disse, chega a unir as pessoas. Desconfio até que Cristo usou a ceia, que certamente tinha um cafezinho além do pão e do vinho, como pretexto de compartilhar o momento com seus melhores amigos.

    Aproveito para oferecer-te além do abraço amigo e de admiração de sempre, o desejo de um ótimo natal para você e sua família, com direito a estrelas brilhando no céu dos teus sonhos...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito! Aqui por casa café é quase que obrigatório! hehehe.
    Mas esta reflexão que nos trazes é bem interessante. Quantas lembranças podemos tirar de uma conversa ao gosto do café! ;)

    Muito boa a animação!

    Bom demais!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!