Páginas

Translate

Amigos que não chateiam

Imagem do Google
Por que não temos todo o tempo do mundo para virar uma página e depois outra e mais outra, num infindável ritmo? Bibliotecas, sebos, livrarias são lugares apaixonantes. Guardam um mundo vivido e escrito. Guardam cheiro bom...

Queria, sim, ter todo o tempo do mundo para ficar abraçada a livros, a esses guardiões de sabedoria.Queria saber todas as línguas, desvendar mistérios, estar ao lado dos monges que copiavam, na solidão dos mosteiros frios, os segredos, o conhecimento de todos.

Quando era menina, as bibliotecas públicas eram lugares que gostava de ir sozinha. Sentia-me bem ali, protegida, cercada de inteligência. Era o que mais saciava essa minha curiosidade duplicada.

Depois que a gente cresce, a vida rouba tempo. Temos de lutar para ler mais um pouco, descobrir livros, visitar estantes. Neste fim de ano quis ser prática e dar livros de presente. Não deu certo, gastei o tempo que tinha na livraria. Folheei páginas, li as orelhas, as contracapas e, no final das contas, saí de lá feliz, sem os presentes, mas abraçada a meus novos amigos.

Agora a pouco roubei um tempo do trabalho para aliviar a curiosidade em mais uma página. Psiu! Não conte a ninguém, mas vou te dar de presente essa frase que acabei de ler:

"Se você precisar de mestres, vá procurá-los nos livros: são mestres mudos e não chateiam a gente!"  (José Paulo Paes)

3 comentários:

  1. Rovênia, sensacional!
    Adorei o presente que vai me servir muito no futuro.
    Um abração especial
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Ai que alegria te ler Rovênia! Sinto-me da mesma forma! ;)

    acabei de sugestionar um leitura coletiva lá no meu cantinho!

    Os livros, como são maravilhosos!
    Um beijo enorme pra ti!

    Ganhei muitos livros de presente e estou encantada!!!!

    bom demais!

    .)

    ResponderExcluir
  3. Espertinha, né, Rovênia. Desde adolescente já sabia onde se escondiam os segredos do mundo. Linda, você.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!