Páginas

Translate

Conveniência ou verdade?



Imagem: Google

Aletheia pensou nos últimos embates e no significado da palavra conveniência. O melhor sinônimo não é mentira? Há quem defenda que o melhor é disfarçar a verdade, dosar o que se diz para que a outra pessoa não se ofenda, não se magoe. Ela entende os argumentos, mas não consegue ter meias palavras. Se não gostou, vai falar e expor seus motivos. A pessoa poderá gostar ou não,  mas será a sua verdade, o que pensa.
Num desses embates recentes, a pessoa quis convencê-la de que o melhor é o desvio para não ser grosseira.  Dizer por entrelinhas, usar o desvio, ser indireto, delicado, ter bom-senso, etc e tal. Cansou só de ouvir. No fim, a outra pessoa poderá se iludir, se deixar convencer ou se conformar com a mentira disfarçada. O que ela quer ouvir? Não está preparada para enfrentar a verdade?
Após ouvir os argumentos dessa pessoa, Aletheia passou a refletir. Será que o que ela sempre lhe disse é verdade, o que realmente pensa? Ou é um desvio, as palavras tão bem aceitas do bom-senso. Ela ficou desconfiada. Passou a gostar um pouco menos da pessoa. Não lhe pareceu mais cem por cento confiável.
Por isso, Aletheia prefere dizer e ouvir a verdade. Ainda que se ofenda, terá o direito de retrucar, expor o ponto de vista. Ou então de dar a volta por cima, buscar uma solução, tentar enxergar de outra forma. A verdade pode doer, mas é a verdade. E nada pode ser melhor do que a verdade.
Aletheia sabe que por não ter meios termos, vive se equilibrando naquele velho ditado: me ame ou me odeie. Mas não está disposta a mudar. Prefere viver a verdade, ser uma verdade, ainda que muitos nesse mundo não estejam prontos para aceitá-la. Não acha que ser assim é ser indelicado. É ser livre, é ter respeito, não se conformar com a hipocrisia dessa sociedade.
 Por favor, pede que lhe deem a verdade, sempre a verdade. Explica que não vai odiá-los por isso, ainda que chore, esperneie ou me negue a acreditar de início. Precisa ouvir e enxergar a verdade. É a chance que tem para melhorar, se refazer, mudar o rumo. A conveniência não lhe serve. E pede desculpas por dizer a verdade, a sua verdade.  Ainda que corra o risco de ver os amigos se afastarem.
Ela se lembra então de uma voz amiga, que um dia há tanto tempo lhe disse uma verdade sobre a pessoa querida que a fez chorar:
-  Às vezes, as pessoas que nos amam estão erradas, mas nos dão a mais pura verdade porque querem nos ver felizes.
Verdade que ecoou pela sua vida e que ela só entendeu anos mais tarde. Hoje embala-a na mente e no coração. 


 P.S.:  No texto A concepção filosófica da Verdade, o professor de histório Fábio Pestana Ramos explica que, em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão.

3 comentários:

  1. Olá, Rovênia. Instigante texto. A verdade que nos convém nem sempre é a verdadeira verdade...

    Gostei da escolha da figura, a máscara. Pensando em termos literários, lembrou-me um trechinho de um livro antigo que li e que tenho guardado:
    "todos os rostos descritos pelos romancistas são máscaras. São máscaras virtuais. E cada leitor as ajusta, deformando-as a seu sabor, à sua própria vontade de possuir uma fisionomia. Quantos tesouros psicológicos dormem esquecidos nos livros! E quantos leitores que nem prestam atenção à vida dos semblantes descritos nos livros!".
    (Gaston Bachelard, O Direito de Sonhar - SP: DIFEL, 1985. P.170)

    Assim é que arrisco dizer que nas criações literárias, há sempre uma verdade mais perene que a convenção da verdade, para uns se chama ilusão, para outros somente imaginação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rovênia, não é preciso ser grosseiro para dizer a verdade. A verdade não ofende, esclarece. A verdade sempre traz segurança e credibilidade. O que faz doer é a mentira.
    Ótima essa postagem
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Oi Rovênia
    Conforme o versículo biblico _ 'conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Acho que é por aí_ enquanto toda a verdade não vier a tona, ficamos presas àquela mentira e nao seremos livres.
    Excelente texto,
    um abraço grande

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!