Páginas

Translate

Um lugar à mesa

Rose, dos Jetsons -  imagem/ Google
Ai, ai... esta semana andei irritada com o mundo. É difícil não se inquietar com absurdos. Como vocês já sabem, estou na fase de não polemizar. Mas os debates teimam em cair no meu colo. 

As empregadas domésticas, por exemplo. Adoro a Maria. Ela está lá em casa há uns dois anos. Começou como diarista e foi contratada agora, quando todos os patrões pensam em fazer justamente o contrário. 

Ela me acalma, me conta histórias da netinha Mariana. Sei tanto dessa pequena que ainda não conheço e ela já ficou feliz, que eu sei, com os presentinhos que mandei pela avó. 

Mas vamos à polêmica. O fato é que a Maria come quando tem fome. Como lá em casa é impossível durante a semana almoçar em família - cada um chega num horário e sempre correndo -, a Maria fica à vontade.

Quantas vezes, ela não almoçou primeiro ou sentou-se ao nosso lado para comermos todos juntos? E tudo bem. Não mastiga com a boca aberta, sabe servir-se educadamente, conversa tão pouquinho, fala baixo. Não nos incomodou. 

Somos amigas. Ela faz umas tranças lindas nas meninas, talento que não tenho. Ela ri quando elogio. 

- É fácil, Rovênia! Vou te ensinar... 

Como as novas regras trabalhistas das domésticas eram recheio de todas os noticiários e aqui é Globo News o dia todo, fartei-me com os detalhes e os comentários adjacentes, até que falei sobre a Maria. A moça, vestidinha de grife ao meu lado, exaltou-se:

- Mas como? Que absurdo isso. Lá em casa, elas não têm essa mordomia e nos tratam por "senhor" e "senhora". Precisam saber muito bem o seu lugar!

Calei-me e desde então tenho me mantido mais assim!

Mas, na verdade, nem sei por que contei isso. Queria falar da lua cheia que vi hoje ao acordar sobre o telhado da minha casa. E antes de sair de casa, li na agenda de escola das meninas esse pensamento:


"A vida começa todos os dias!"
(Érico Veríssimo)


Feliz fim de semana!





10 comentários:

  1. Lindo e nessas horas o melhor é o silêncio,não? Pra que polemizar? beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Primeiro: adoro esse desenho animado da robozinha da imagem, qd crescer quero ser igual a ela :)
    Segundo, manda um beijo meu para Maria e pergunta se ela sabe fazer trança embutida e se posso passar ai para ela fazer uma em mim sábado que tenho um casamento pra eu ir. Retribuo com alguma coisa que ela goste muito.
    Terceiro, adorei a frase. ADOREI!

    Bom fds para tds por ai \o/

    ResponderExcluir
  3. PRE-CONCEITO, assim mesmo, separadinho e em maiúsculas para a gente refletir que o pensamento que temos, as opiniões que emitimos, nasceram lá no passado, com outros parâmetros e valores. Renovar depende de mudança de atitude e isto costuma doer para acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Este anacronismo entre o “Brasil das leis” e o “Brasil de fato” é que nos faz uma nação desgraçadamente ímpar no mundo.

    Dê uma olhada...

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/04/02/internas_economia,366064/demanda-por-empregadas-domesticas-cai-antes-da-pec-virar-lei.shtml


    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ro, minha mãe já foi empregada doméstica, hoje aposentada. Tenho lembraças daquela época, umas boas... outras não tão boas assim...
    Quando você você fala de como trata a Maria, eu penso; ah... se todos fossem igual a você! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Chave de ouro para o final de semana, a citação do Érico.

    Felicíssimo final de semana para você, Rovênia!

    ResponderExcluir
  7. Rovênia, ficou linda essa postagem. Acho que temos o mesmo modo de pensar e está cada dia mais difícil ficar calado. Enfim, dar pérola aos porcos não compensa, né?
    Um lindo final de semana.
    Manoel

    ResponderExcluir
  8. Como o Will a citação é perfeitinha!
    Se fizermos a leitura bem feita veremos que tem coisinhas que não vale nisso 'esforço'...
    e nada mais digo rsrs
    beijinhos linda

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu também me calaria, pq essa questão está muito ligada a pobreza de espírito das pessoas e não tem como discutir isso e chegar a uma boa conclusão. Acho que tantas pessoas no mundo querem "ser superiores" a alguma coisa, que acabam descontando isso nos empregados. Acho uma postura digna de pena, sabe. Nunca vi empregados assim, e na minha casa eles sempre foram tratados com naturalidade, como alguém que está ali no dia a dia, ajudando, fazendo a sua parte.

    Teve uma, que se chamava Tita, que quando trabalhou lá em casa estava acostumada com uma outra casa de gente mais "severa". Ela não gostava de comer na mesa qdo meu pai tava em casa, mesmo a gente dizendo que não tinha problema nenhum. Aí ele passou a chegar de surpresa, pra ela não ter como fugir! Era engraçado! Até que ela foi se acostumando com a gente e que essas "frescuras" não cabiam ali!

    Acho que é questão de grandeza de espírito mesmo. Quem é bem resolvido não precisa ser chamado de Senhor, Senhora ou exercer esse tipo de poder sobre ngm. Sabe mto bem que todo mundo é igual, independente dessas questões! ;)

    Um beijo, Rovênia!

    @karlinhakv
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  10. é difícil ficar calado quando se tem muita coisa pra dizer. Admiro muito os que conseguem.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!