Páginas

Translate

A cor da saúde



                                             Foto:Fábio Pozzebom/Agência Brasil


Volta da escola, noite chegando, a filha que adora a cor rosa admira pela janela do carro a nova iluminação da Catedral de Brasília e do Palácio do Planalto:
    
   - Mamãe, hoje é o dia do rosa?
     
   Dia do rosa? Ai, meu Deus, qual o motivo da iluminação cor-de-rosa? Tive de pesquisar para descobrir o motivo. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou esta semana o movimento nacional Outubro Rosa 2012 com o tema Todo Dia uma Vitória contra o Câncer de Mama.
   
   A cor é linda, passa tranquilidade e deixa a capital federal radiante! Mas chama atenção para uma doença que esbarra sempre perto de nós, mulheres. No ano passado, duas amigas tiveram a doença. Peitos extirpados, a vaidade dos cabelos escondida por lenços incríveis, mas donas de toda a dignidade e força. Admiráveis mães e mulheres que venceram o câncer.  
   
   Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em todo o mundo e o mais comum entre as mulheres. Representa 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, infelizmente, a taxa de mortalidade é alta, justamente porque a doença é diagnosticada tarde demais.
     
   O rosa é suave, apazigua e, agora, alerta para essa doença sorrateira que chega com avisos discretos que precisam ser identificados. Em outubro, prédios famosos de todo o Brasil também serão iluminados pelo rosa, a cor da saúde.

 


Um comentário:

  1. Achei bonita a homenagem que fizeram, só depois fiquei sabendo o significado, mas gostei muito, pois chama atenção de uma forma tão bonita sobre uma peculiaridade feminina tão importante de ser lembrada.

    Deixo-lhe meu abraço amigo e o desejo de um final de semana maravilhoso para você e família, Rovênia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!