Páginas

Translate

Melhor até ouvir o Rei



# O Facebook anunciou a marca de 1 bilhão de usuários mensais ativos no planeta Terra e o Brasil é o campeão entre os países que utilizam a rede social. Tenho minhas reservas quanto ao Facebook, assim como tinha ao “esquecido” Orkut. Por que o brasileiro se interessa tanto por amenidades e a vida dos outros? Pouco informação interessante se extrai daí! Fora os riscos da exposição desnecessária e o desperdício de um tempo nosso de cada dia cada vez mais precioso....

# Tenho tanta decepção quando ouço alguém do trabalho  anunciar que viu a foto da outra no Chiclete com Banana, em Salvador, e a outra que diz ter visto a foto da fulana quando menina...  E, para piorar, as pessoas admiradas da minha posição:
- Mas como você, uma jornalista, não tem Facebook ! ?
Melhor ouvir Roberto Carlos que, na década da Jovem Guarda, sonhava em ter “apenas” um milhão de amigos... não virtuais.



#  Por outro lado, por que os jovens brasileiros leem tão pouco? “Os jovens leem e escrevem bastante, mas têm pouco contato com os livros na vida fora da escola. Eles acessam outros suportes, como celular, blogs, Facebook, e trocam mensagens o tempo todo. Ou seja, têm mais relação com a leitura para a comunicação do dia a dia, por vezes superficial, e não com a leitura para decifrar a vida – que tem a ver com a literatura. ”
 A resposta é da educadora colombiana Yolanda Reyes, colunista da revista digital Emília (www.revistaemilia.com.br) e fundadora do Instituto do Espantapájaros (www.espantapajaros.com), na capital Bogotá.

# E é ela quem nos propõe a reflexão de como atrair os jovens para os clássicos. Harry Potter, O Senhor dos Anéis e a saga Crepúsculo fazem sucesso porque são fenômenos criados pelo mercado. “Os autores são talentosos,mas seguem uma fórmula que mistura amor, intriga, magia...Questiono por que a juventude é atraída por isso e não por Drácula, escrito por Bram Stoker no século 19?”  

#Falta o incentivo, não é? E os nossos clássicos? Machado de Assis, José de Alencar, Érico Veríssimo ... Pais, escritores, professores bem que poderiam criar um Facebook literário... 

Preciso é retomar o blog de leitura das minhas filhas!  Isso, sim, é otimizar tempo!

2 comentários:

  1. [risos...]

    Teu bom senso é aprazível, Rovênia. E tua clareza em expor as idéias é cativante.

    Um abraço meigo e amigo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, Rovênia! Um milhão de amigos... por que não? Tão fácil, né? Senta-se na tela ou pega-se as novas tecnologias e fica-se num blablablá que não leva a nada. E parece que você tem um milhão de amigos, acredita-se nisso. É exibido como se fosse um troféu! Que besteirada... Que bom, não faço parte de nada. Portanto, não me iludo.

    beijos pra você!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!