Páginas

Translate

Palavras desconhecidas


“(...) que tristeza para o pensador ou filósofo ter o cérebro a escaldar de ideias e não poder emiti-las com propriedade e segurança por não conhecer a língua do povo que visita!” 
(Oscar Przewodowski)

Imagem Pinterest
A felicidade voa. Na alegria de saber que passei pelos inquisidores, saí afoita e deixei o livro no teto do carro, enquanto ajeitava os papéis e a bolsa no banco. Liguei para contar a notícia e dei a partida. Ao chegar em casa revirei o carro para achar o livro. Será que escorregou e está sob os bancos? Procuro, procuro e nada. Pergunto então à memória e ela responde com a imagem de uma pessoa alegre, falando ao celular e que foi embora esquecendo o livro sobre o carro. Onde terá caído? Será que alguém achou e vai ler? Poxa, estava ainda no começo da leitura e três páginas guardavam pedacinhos de papel marcando passagens que achei interessante...

Bom, dizem mesmo que os livros têm asas! Hoje de manhã, comprei outro e pedi entrega expressa. Daqui a pouco terei o mesmo ao meu alcance. Qual foi a notícia que me fez esquecer o livro? Depois de tantos anos, voltarei à mesma universidade, às cigarras insistentes que ainda esfregam "os pés" pelas árvores do campus. Voltarei ao tempo que exala cheiro de passado no presente. Terei dois anos para responder por que os estudantes brasileiros deixam a educação básica sem dominar uma segunda língua. E propor soluções possíveis para a escola do século XXI. Afinal, outras palavras precisam ser conhecidas.

17 comentários:

  1. Que legal essa nova perspectiva que se abre à tua frente. Serão dois anos maravilhosos e muito bem aproveitados!Parabéns e quanto ao livro? Quem o achou, ficou feliz... beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô, que delícia poder sentir essa alegria com gosto de recomeço...:))Parabéns!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir


  3. Vc é super inteligente sabe pq?
    Pq vc lê (isso faz toda a diferença).

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Parabéns pelo seu regresso e ao seu futuro risonho com felicidade.
    Os livros tem asas para quem os devora, os mesmo são uma ferramenta de aprendizagem, mas não devemos permitir que a nossa personalidade mude consoante a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Que legal voltar á faculdade! Parabéns,Rovênia e que sejam anos de bastante aprendizado e alegria! Bjs,

    ResponderExcluir
  6. hoje há tantos recursos para se aprender outros idiomas que a única explicação para não aprendê-las é a falta de interesse.
    Talvez as facilidades deixem as pessoas preguiçosas. No meu tempo de rapaz, as coisas eram tão difíceis.
    Hoje ninguém precisa mais lembrar de nada, por isso a memória é cada vez pior, tem agenda eletrônica. Como já se sabe, o número de neurônios é praticamente constante ao longo da vida, aliás, vai até diminuindo pois os neurônicos que morrem não são repostos. Mas o material que forma as sinapses que os interligam é produzido na medida do necessário, quanto mais se usa mais se têm.
    Eu tenho doutorado (e não gosto de ser chamado de doutor e detesto do pronomes desnecessários de tratamento, tipo excelentíssimo, ilustre, magnífico) mas tendo chegado ao nivel máximo de instrução (forma, esse máximo na verdade não existe), cada vez me convenço mais de que preciso aprender e que, se sei alguma coisa, diante do que há para ser conhecido, é muito pouco.
    Já realizei vários testes de inglês. TOEFL e ELSA, e fico atualmente no nível advanced, porém, insatisfeito com o quanto sei, estudo um pouco todos os dias, lendo livros e ouvindo podcasts. Não me considero fluente. Pois se não em português eu sou, idioma danado de complicado que é!
    Mas estudar inglês não me impede de estudar francês e alemão... e filosofia, matemática, eletrônica, mecânica quântica, astronomia etc... uma vastidão de coisas que ainda não sei !
    Não vá me considerar convencido, de jeito nenhum, pois o esforço é o fruto mais doce da humildade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Rovênia,quem sabe não achará o livro perdido.Mas nada impeça que compre outro e tenha uma ótima leitura.
    Quanto a outras línguas,também concordo que os estudantes aprimorem-se em aprender,mas devem primeiro saberem falar a língua mãe.
    Lindo texto.

    bjs e obrigada da visita e comentário.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  8. Rovênia, está lindo o seu cantinho de cara nova!
    O livro esqueceu de te avisar que ele está participando do BookCrossing blogueiro - dar asas a um livro, libertá-lo- para que outros leiam!

    Que legal você voltando a ouvir o canto das cigarras lá no campus. Divida conosco suas descorbertas, assunto incrível este.
    Eu vou palpitar. O problema dos idiomas é político/econômico. não é interessante que se fale porque assim as escolas de idiomas sempre ficarão lotadas ,as suas duas aulinhas semanais.
    Praticamente toda criança de escola particular faz aula de inglês em outra escola. Acho isso estranhíssimo. Não deveriam aprender dentro do ambiente escolar? Além de pagar a escola é preciso custear a de idiomas e sem querer desanimar, sairão de lá sem falar, necessitando de mais um gasto: o intercâmbio.
    Tomara eu esteja bem errada e você descubra e nos ajude neste quesito!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Boas noticias, boas notícias!!! Feliz com a tua conquista Rovênia. Estou por cá tentar o meu, mas desta vez não passei pelos inquisidores (rsrsr) vou tentar novamente!!!

    Depois me conte sobre este livro tão instigante! Quero lê-lo também!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. A leitura sempre nos faz viajar e nos proporciona explorar o melhor que há dentro de nós!

    bjss flor

    ResponderExcluir
  11. Com certeza, e seu livro esquecido terá um bom proveito!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  12. OI ROVÊNIA!
    PENA TERES PERDIDO O LIVRO, TOMARA QUE TENHA SIDO ENCONTRADO POR ALGUÉM E TIDO O DESTINO QUE DEVE TER, SER LIDO POR ALGUÉM.
    QUANTO A SEGUNDA LÍNGUA, QUE PROPÕES, TAMBÉM ACHO ESTRANHO, DEVERIA FAZER PARTE DO CURRÍCULO, MAS DE VERDADE, SEM TER QUE IR BUSCAR FORA DA ESCOLA ESTE CONHECIMENTO.
    PARABÉNS, PELA NOVA JORNADA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da poesia impregnada nos teus texto. Muito sucesso nesta nova fase que irá com certeza abrir novas portas para você, que pra mim já dá um Show como escritora.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. cheguei e trago um sorriso dos bons. gosto de senti-la assim alegre, produzindo e cheia de sonhos.

    foco.coragem e fé.

    beij0

    ResponderExcluir
  15. Rovênia, que os novos caminhos sejam caminhos para não serem esquecidos. Sucesso. Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Boa sorte na nova caminhada!

    Talvez uma lição mais leve fora da grade horária seja a da admiração da orquestra de cigarras.

    ResponderExcluir
  17. Fico muito contente quando vejo alguém feliz e com novos recomeços_ que legal!
    Parabéns ,gostava de poder fazer o mesmo e posso _basta querer e ir a luta!me encheu de vontades também rs
    beijinhos

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!