Páginas

Translate

Chegamos a 1984!



Imagem do Google

A redação é a grande vedete do Enem 2012 que será aplicado neste fim de semana. Mais de 5,7 milhões de jovens estudantes farão as provas. É muita gente. Mais que a população de toda a cidade do Rio de Janeiro.
Como se posicionar criticamente é algo extremamente subjetivo, que pode agradar ou não, a correção da redação sempre deu confusão. Os especialistas do Ministério da Educação se juntaram e decidiram definir critérios objetivos para a correção.
Bom, mas não é esta a questão. Todo esse “nariz de cera” é para lembrar o assunto da redação do ano passado: VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
O tema é mais que atual e instigante. Pois então, no Guia de Redação do Estudante, disponível na página do Enem,  há exemplos de redação que tiraram nota máxima. Li todas, mas me impressionei com o primeiro texto. Considerei a melhor redação. A dissertação é de Isabela Carvalho Leme Vieira da Cruz, do Rio de Janeiro.
Intitulado de forma criativa como o “O fim do Grande Irmão”, a redação traz na introdução uma comparação com a nossa realidade virtual. “O mundo idealizado por George Orwell em seu romance 1984, onde aparelhos denominados teletelas controlam os habitantes de Oceania vem se tornando realidade”. Belo começo para um texto, não? Demonstra leitura, conhecimento e pertinência ao tema.
O texto segue com os argumentos da candidata sobre o uso das redes sociais, como o Facebook e o Twiter. “As novas redes sociais, surgidas nesse início do século XXI, se tornam os principais vetores da alienação cultural e social da população, uma vez que todos possuem um perfil virtual com acesso imensurável a todo o tipo de informações”. Palavras da Isabela, que conclui o texto:
            “É necessária a aplicação de medidas visando a um maior controle da internet. A implantação, na grade escolar brasileira, do estudo  dessas novas tecnologias de informação, incluindo as redes sociais, e a, consequente, formação crítica dos brasileiros, seria um bom começo. Só assim, poderemos negar as previsões feitas por George Orwell e ter um futuro
livre do controle e da alienação.”
             Bom, se eu fosse corretora de redação do Enem, daria também a nota máxima para essa candidata. Além da coerência, da exímia comparação, ela escrever bem, corretamente. O respeito à nossa gramática é uma tarefa difícil entre os jovens. Já editei muitos textos de jornalistas recém-formados... Sabe a frase que sempre eu repetia na redação? Não quero mais trabalhar nisso. É tudo um lixo!
E, por falar em George Orwell, a obra clássica 1984 será refilmada. A direção será de Ron Howard, de Uma Mente Brilhante. Trata-se da história de um homem que trabalha no Ministério da Verdade. A história se passa em 1984, um ano então no futuro. O funcionário é obrigado a reescrever fatos que contradizem a versão oficial do governo. Mas, secretamente, ele critica esse tipo de sociedade e não se deixa alienar.
Foi o livro de George Orwell que deu origem ao famoso termo Big Brother. Motivo suficiente para comprar o livro e ler. Custa R$ 33,60 na Saraiva on-line.






5 comentários:

  1. Que bacana este assunto Rovênia. Gostei muito de ler tuas considerações. O cuidado com a escrita é mesmo necessário. Reler, reeditar é sempre importante. Ontem fiz isso em meu blog, cometi erros quase que imperdoáveis no texto que havia publicado, fiquei triste com meu descuido, mas feliz porque eu estava relendo. Agora te lendo fico a pensar... Em uma redação como essa do Enem deslize como esse podem custar demais!

    Adorei mesmo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom seu post...
    Me fez relembrar o 1984...
    E conhecer essa redação do ENEM...

    Muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Rovênia, brilhante essa sua postagem. Me preocupo muito em não me tornar um "bicho alienado" e a coisa vem chegando aos poucos. Já é meio "vergonhoso" a gente não ter facebook e outras redes de controle pessoal. Quando menos se espera... o 1984 já estará implantado.
    Agora deu vontade de reler. Saraiva, me aguarde!
    Beijos, Rovênia.
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Dicas, sempre atuais.Textos coerentes,completos e que trazem uma cultura jornalistica implícita presando a informação detalhada nos pormenores.Salve a disseminação da cultura e de blogues inteligentes.Beijo de leitor frequente.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  5. Dica superválida. Orwell tinha senso de humor crítico.

    ;)

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!