Páginas

Translate

Caminho da sabedoria

Épictète é personagem de quadrinhos criado pelos ilustradores 
Guillaume Bianco e  Segio Algozzino, inspirado na filosofia
desse grego que viveu como escravo na Roma de Nero
"C'est un homme sage celui qui ne regrette pas ce qu'il n'a pas mais se réjouit de ce qu'il possède". (Épictète). 

"É um homem sábio aquele que não lamenta o que não tem, mas se alegra com o que possui" . (Epicteto)



Elas voltaram e eu soube pelo zumbido. Às seis horas já estavam sugando o doce das flores ainda verdes da árvore. Engraçado como a natureza conhece seus ciclos. Antes mesmo das primeiras chuvas, o esqueleto desfolhado já embala seus brotos verdinhos. É o prenúncio da chuva, de uma nova estação. 

Tempo de treinar o olhar e de lamentar. Lamentar é bom quando não metamorfoseia-se em remorso. A escolha já foi feita e "se não é o começo da felicidade é o começo da sabedoria", como tão bem disse a psicoterapeuta Isabelle Filliozat. 

Sinto prazer nesse zumbido. É quase uma música, versos que ainda não decifrei. O que elas cantam? Abro as cortinas e penso que não há estação certa para escrever porque tudo serve de desculpa para começar. E eu tenho abelhas no meu jardim que finge sequidão, uma alegria em embrião nutrido na terra viva à espera, como palavras escondidas na alma prontas para brotar! 

10 comentários:

  1. Passear por aqui é encantamento garantido! Muito lindo. Bela semana, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. [dizem que há beleza e luxo, paraíso oculto atrás de mil portas.]


    aguardemos[no mínimo] um favo de mel.

    rs



    beij0

    ResponderExcluir
  3. "Tudo serve de desculpa para começar" E isso é uma maravilha, não?

    Excelente semana, abraço!

    ResponderExcluir
  4. E começar bem... Vamos aguardar as flores porque as palavras já chegaram, doces como mel.

    ResponderExcluir
  5. Adorei Rovênia!

    Eu sou suspeita,quando se fala em flores.E agora com a entrada de Setembro e quando a Primavera chegar, elas irão perfumar e colorir o nosso jardim.

    bjs amiga e obrigada da visita e comentário.
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não acho que "Lamentar é bom quando não metamorfoseia-se em remorso".

    Lamentar na maioria da vezes é ter pena da gente mesmo... :(

    ResponderExcluir
  7. Eu me alegro pelo que possuo, mas lamento o que não tenho.rs

    Texto muito bonito, sensível.
    É bom observar coisas da natureza como os animais; muito bom também lembrar dos sábios da Grécia antiga.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Vc encanta qdo escreve. Senti a feitura do mel, pelas suas palavras. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Belle, très belle, Rovênia.

    Toda primavera nos mostra a possibilidade de um renovo, um recomeçar.

    Lembrou-me uma passagem do livro sagrado dos cristãos, onde um sofrido homem meditando sobre a brevidade da vida constatou: "Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos com planta nova”.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!