Páginas

Translate

O sabor das histórias


Imagem: Google

Mães são seres absurdos. Erram, na maioria das vezes, pelos exageros de proteger. Assim, a cada dia Ariosto engordava, engordava. Foi preciso passarinhar-se para começar a cuidar da alimentação e a exercitar-se. Ariosto é um passarão criado pelo escritor Sergio Napp e sabiamente ilustrado em preto e branco por Ruben Castillo. Sabiamente porque a criança que invente as cores da história. 

O livro todo é uma brincadeira e um grande aprendizado. Brinca com os sotaques, com o humor dos quadrinhos, com o som das palavras que podem ser desmembradas e,magicamente, transformadas. A história apresenta ainda a nossa cultura e desperta curiosidades nos pequenos leitores sobre Vinicius, Elis, Tom Jobim. "Quem são?" - perguntarão as crianças. 

Como não passarinhar-se por Ariosto e Aninha? Ah, não sabem, claro, quem é ela? Será preciso ler para descobrir porque nem tudo eu posso contar. Engraçado que o próprio nome do livro é uma interrogação. Lembra Quintana, que criou o verbo. 

Em resumo, o livro que, à primeira vista, surge singelo é um embrulho gostoso de desfazer, pois canta e encanta. Passarinhar-se é pra lá de educativo numa época em que as crianças brasileiras ganham peso ao subir na balança. 

E que mãe não se preocupa com a alimentação dos pequenos? Lá em casa mesmo é um sufoco: as gêmeas têm gostos completamente diferentes. Uma está abaixo do peso; nunca tem fome. A outra adora doces e precisa ser vigiada para não trocar arroz e feijão por besteiras coloridas.  

E como não fujo à regra das mães absurdas, quando eram menores tive de inventar uma história para convencê-las a comer verduras e legumes verdes. A Fifi, uma joaninha que morava no jardim, dirigia todos os dias um caminhãozinho carregado de verdinhos até a nossa cozinha. 

Elas sabiam que teriam de comer para a Fifi ficar muito feliz e, assim, um dia convidá-las para um almoço na casinha escondida debaixo de uma planta do jardim. Essa história também teve final feliz como a do Ariosto. Hoje elas comem os brócolis plantados no prato, numa boa. 

E, de sobremesa, leem as histórias que só engordam o saber. São meus exageros de mãe. Eu tento, juro que tento!




10 comentários:

  1. rs... mãe exagera mesmo, qdo não é na comida é no amor.

    Mas tem umas ai, que só por Deus.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. As grandes histórias são retiradas poeticamente da natureza, como as dos passarinhos! abração

    ResponderExcluir
  3. Que legal! E todas nós exageramos, erramos mas temos amor pra dar aos borbotões!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Estão muitíssimas bem nutridas essas princesinhas, percebe-se. Certamente foram semeadas com a imaginação da mãe, e agora não se espantam com brócolis nascendo no prato.

    Abç!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Todo o ser humano erra, quando pensamos que os outros erram, estamos a fazer um juízo de valor que possivelmente é errado, quem não erra? existe a perfeição?

    ag

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rovênia.. não sou lá muito conhecedor do assunto, mas posso te dizer que tenho ouvido audios e lido coisas da Cristina Cairo e ela aborda muito isso.. da ligação do bebe com ammae até os 7 anos e como pia dos 7 aos 14.. então. muitas crianças que ou estão agitadas.. ou acima ou abaixo do peso enfim.. muita coisa esta ligada diretamente ao emocional dos pais.. acho sublime tudo que ela passa se desejar mando a vc.. tenho muitas abordagens dela .. e mãe mesmo que erre esta sempre fazendo o seu melhor.. e isso não tem preço.. obrigado pela visita e um excelente dia a vc bjs

    ResponderExcluir
  7. OI ROVENA!
    EXAGEROS?
    PRERROGATIVAS DAS MÃES. AINDA BEM QUE O MAIOR DELES, É O AMOR...
    O VÍDEO É UMA GRAÇA TAMBÉM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tanto a paternidade como a maternidade se aprende no dia a dia. Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rovênia,
    Adorei a criatividade. Na hora de incentivar à alimentação correta, vale tudo mesmo, e claro que tudo fica mais gostoso com a dose genial do amor de mãe.
    BJS.

    ResponderExcluir
  10. Mãe não devia se preocupar tanto se o filho come pouco - estão saudáveis? não adoecem com facilidade?? Então relaxa. Eu tenho a seguinte teoria: conheço criança com dificuldade para se alimentar e adultos fazendo de tudo para emagrecer. Por isto, acredito que em determinado momento em nossa vida acontece a transformação e passamos a ingerir muito mais alimento do que precisamos e vem o sobrepeso.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!