Páginas

Translate

Últimas leituras

Mulher lendo na mesa - 1934/Pablo Picasso

Quando a vida fica frenética demais, o casal de amigos, tão bem, divide-se em dois, o trabalho acumula-se em um pouco mais e a boa notícia é adiada, a hora marca a chegada de faxina nas leituras. 

Como é bom atirar palavras tortas e textos começados ao nada. Revigora, ânimo para novo lead. Tive pena de libertar o final de um texto, escrito originalmente em francês, e um restinho anotado de Graciliano Ramos. Leiam e decidam se ainda cabe em algum lugar ou se é melhor deixá-los ir.

"O trem chega a Bondy e os dois jovens descem juntos na estação. Dupont olha ao redor. É tudo cinza. Não há jardins e as cores de Paris. Há um último ponto a considerar, diz ao rapaz:
- Viver na periferia não é de todo uma maldição. Viver na periferia é cultivar uma consciência de justiça que deve contaminar o mundo inteiro. O seu sorriso é uma mensagem de esperança." (Rovênia Amorim)


"Os nossos livros são mercadorias. Esprememos o cérebro com desespero, ganhamos corcunda, palidez, cabelos brancos, temos as vísceras em cacos - e somos fabricantes de poesia, de novelas. O freguês enjoado nos folheia torpecendo o nariz, olha-nos no interior, deixa-nos, como se, na sapataria, notasse pregos dentro de um sapato." 
(Graciliano Ramos)



12 comentários:

  1. Não tenho dúvidas de que devam ficar. O freguês enjoado é o mesmo que olha com indiferença qualquer canto cinza. Até mesmo se habitar nele.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sensibilidade do teu texto libertado! Gostei muito também de Graciliano!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Verdade, o que loemos às vezes nos incomodam tanto que talvez fosse preferível não ter lido. Mas é um caminho sem volta e com eles aprendemos a ver, de forma diferente, as pessoas e os cenários que nos rodeiam.

    ResponderExcluir
  4. Devem ficar!

    Uma ótima quarta feira!

    Bêjo

    ResponderExcluir
  5. Eu acho, que consciência de justiça e de que há rosa e cinza em todo canto, realidades e encantos, deve contaminar o mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  6. O seu sorriso é uma mensagem de esperança - deve ficar, ser libertado e espalhar-se por aí!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. "Se é para o bem de todos" os leitores, digo também, Rovênia, que elas cabem em muitos lugares. Imaginei os jovens que chegam, por exemplo, em São Paulo, uma cidade cinza, "não há jardins e as cores de Paris". Não há mesmo.
    Ou seja, as estações do mundo inteiro estão cheias de histórias e em muitos casos, de esperança.
    Guarde o seu texto que, com certeza, haverá uma bela estação para recebê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, palavras e mais palavras, umas bem interpretadas outras não. Dificil agradar a todos e dificil escrever para todos, somos diferentes e entendemos assim...
    Mas há sempre algo bom nisso, a realidade e a justiça que vão prevalecer (pelo menos é o que deveriam)
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  9. [fico com quem tem olhos de ver....]


    beij0

    ResponderExcluir
  10. A injustiça não tem cor, mas classe, atinge as mais baixas. Bjos.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!