Páginas

Translate

Receita de bolo

 O que é para ser será e o que não é para ser, não será. Será? A ordem altera o resultado da soma? Ainda que a matemática conclua que não, na prática não é bem assim. Aprendi, ou melhor ainda estou na fase empírica de convencer, de que a soma dos ingredientes resulta em bolo não importando a ordem.

Bom, pelo menos deveria resultar. O que as receitas não evidenciam é o pensar sobre os preceitos matemáticos. A ordem. Ela parece imperar aqui. Se você não seguir a ordem, o tempo, as mínimas e máximas quantidades terá como produto final qualquer coisa, menos um bolo apetitoso soltando moléculas voláteis pelo ar enquanto assa no formo. Atente-se então de que a ordem das parcelas pode alterar, sim, a soma. 

Eu, sinceramente, não desisti apesar dos incentivos contrários. Há alguma vergonha em não saber fazer bolo? Mas confesso a minha frustração. Não queria morrer sem aprender essa complexa fórmula de um simples bolo, que sua mãe e sua avó devem saber muito bem. 

Toda essa linear ordem para que as coisas deem certo chega a provocar cegueira à minha volta. Não entendo por que para se chegar a um resultado satisfatório tenha de se seguir o caminho óbvio. 

Se a lógica é achar o resultado pela divisão e o raciocínio peculiar achou-o pela soma, qual é o problema? Não se chegou à solução? Não. Está errado porque não se seguiu a ordem e a blindagem alienante não consegue ver além do que foi delimitado como correto. 

E quem enxerga além disso é obrigado a calar-se para não ser sempre o inconveniente ou assistir inconformado às limitações humanas a desimpulsionar o progresso? 

É como receita de bolo. Não me conformo que a ordem seja uma só para o resultado final. Há de ter outro passo a passo. É o que tento descobrir com todas as caras feias de reprovação à minha volta.  

15 comentários:

  1. Olha que gostei sa sua explanação sobre executar uma receita, seja de bolo ou de nossas vidas mesmo.
    Tudo tem uma trajetória a seguir...
    Boa!
    Muito boa mesmo!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rovênia.

    cada brasa separada é só uma brasa. Juntas elas fazem toda diferença. Quanto à ordem, é só uma questão de referencial. Não se esqueça que todo primeiro passo é uma desordem à inércia, por isso o mundo se move na desordem, nós é que achamos ver alguma ordem quando estamos do outro lado da desordem...

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Sobre bolos eu assumo sem nenhuma preocupação com as caras e bocas alheias, não sei fazer, não adianta receita de Tia Anastácia, até bolo de caixa comigo sai solado, essa informação põe um hiato entre mim e as pessoas normais...rsrsrs

    Sobre receitas de bolo:
    1. Eu costumo fazer o comparativo de que as pessoas usam sempre a mesma receita e querem que saia um bolo diferente, não dá né?
    2. Eu acho uma total falta de criatividade e atentado a inteligencia de quem lê certas palavras e explicações de certas receitas, tem até um post lá no forno sobre isso
    3. Meu pai já me deu e lhe daria explicações físicas, químicas e padeirológicas do porque das ordens, não sei reproduzir, mas posso te dar o telefone dele...rsrs

    Sobre bolos e receitas como paralelo com a vida, eu estou com vc, acho que questionar, inovar, incrementar, dar um toque especial, buscar alternativas é super válido e caras feias e discordâncias, para mim ariana e baiana não são encaradas como trava, são fermento :)

    ResponderExcluir
  4. Já joguei muito bolo no lixo e na vida já joguei fora pessoas e relacionamentos. Aprendi que não é somente a ordem dos ingredientes que importa porque existem condições externas que você vai ter que compreender e entender para obter um bom resultado final. Qual a temperatura do forno? A farinha está no prazo de validade? Fez uma boa mistura de ovos, manteiga e açúcar? Eles são a base da mistura final e é preciso que tenha bolhas para que o ar torne a massa mais leve. E, assim como na vida, só batendo para aprender.

    ResponderExcluir
  5. Adorei te ler. Eu não consigo seguir receitas. Faço tudo ao meu modo. Posso até perder "ingredientes e tempo" no meio do caminho. Mas que faço do meu jeito, ah, isso faço e no fim dá certo!

    Detesto coisas estipuladas,impostas, formais. Por isso abandonei o Direito e aquelas papagaiadas todas que não davam em nada e continuam não dando,rs

    Gosto de trocar ingredientes, misturar, acrescentar e se não der, azarico,rs...Isso nos bolos e na vida!!!
    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. "É como receita de bolo. Não me conformo que a ordem seja uma só para o resultado final. Há de ter outro passo a passo. É o que tento descobrir com todas as caras feias de reprovação à minha volta".

    Reprovação, caras feias, críticas, conheço muito bem isso.

    Seu caminho é atípico, anti-convencional , pelo que entendi, mas o que importa é chegar lá, desde que seja com ética.

    Quanto ao bolo, nestes quase cinco anos em que moro sozinho, que eu me lembre, comi bolo só uma vez, na casa de umas tias.

    Veja só que paradoxo: eu gostaria de ganhar um bolo, mas detesto quem me dá bolo. Entendeu? rs

    ResponderExcluir
  7. eita....travei aqui. vou ali comer um bolo de rolo depois volto.

    beij0

    ResponderExcluir
  8. São muitos os caminhos que levam ao mesmo lugar, capice, Rovênia?rs . Quanto às pombas, prepare-se, elas vão aumentar e ficar por aí , no seu telhado. Leia sobre elas, no google e não se assuste, afinal, são bem bonitinhas rs. Mas, faça como eu, suba numa escada e quebre seus ovos, mesmo com dor no coração. Boa sorte, Rovênia!!!

    ResponderExcluir
  9. Quando vc aprender a fazer bolo vc chama nóis? Sou fã de um bolo com café!

    :P

    ResponderExcluir
  10. Vengo del blog de Shirley Brunelli del blog do asfaltodashoras y me ha encantado tu Rincón; por lo cual, si no te importa, me hago seguidor de tu bello Espacio.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá ROVÊNIA,

    é mesmo difícil admitir-se que uma mulher não de bolo.

    Só semana passada foram dois belissimos bolos que me deram.

    O de chocolate foi de uma mulata que cá pra nós, pensei até que tenha sido bom , pois era tanta mulher acomodada sobre duas pernas que sei não, vai que fura meu pneu!

    A outra foi de uma loira e que bolo, lindo, apesar de ter esperado quatro horas sem abandonar o local do crime e conjuntamente combinado para o encontro que não houve,m reconheço que esperaria mais quatro.

    Você sim, Rovênia é a mulher que eu merecia ter , afinal não dá bolo!

    Sugiro que visite,pelo menos, um dos meus blogues,o HUMOR EM TEXTO.

    Se quiser visitar todos os outros, então,prometo lhe ensinar este negócio de bolo, pois,como você já viu, tornei-me um especialista, nesta matéria.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  12. Para mim, existem vários caminhos que possamos seguir em nossa trajetória de vida.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  13. Qdo vou a cozinha, gosto de experimentar, misturar sabores, disvirtuando a receita, posto q experimentar sem se importar com o resultado já vale a ida a cozinha. Bjos.

    ResponderExcluir
  14. As caras feias ao teu redor devem ser desagradáveis, mas lhe rendem maravilhosos textos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Na verdade, na receita de um bolo não tem ordem certa, mas vc obrigatoriamente tem que seguir alguns passos pra ter o resultado esperado. É basicamente como tudo na vida. Não dá pra pular etapas.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário!